terça-feira, 9 de janeiro de 2018





Os observadores de aviões conseguiram detectar o primeiro Airbus A330 Beluga XL na pista do aeroporto de Toulouse Blagnac em 4 de janeiro de 2018. O novo Airlifter de transporte da Airbus é baseado no Airbus A330-200F, possui um compartimento de carga de cerca de 8,7 m diâmetro com capacidade de transportar duas asas A350.

A fuselagem inferior da Beluga XL será a mesma versão da aeronave A330-200 da Airbus e é construída na linha de montagem final A330 adjacente ao aeroporto de Toulouse-Blagnac, no sudoeste da França. Agora, a aeronave será movida para o Edifício L34 na zona industrial Lagardère da Airbus, adjacente ao aeroporto de Toulouse-Blagnac, onde o processo de acumulação para o avião de passageiros de alta qualidade levará cerca de 12 meses por aeronave.

A estrutura inclui a fuselagem superior significativamente ampliada, a seção de fuselagem dianteira modificada com um nariz e cockpit rebaixados, uma grande porta de carga dianteira que permite o "roll-on-roll-off" diretamente no deck principal e um par de plano de cauda vertical auxiliar barbatanas finais.

O primeiro dos cinco Beluga XL com o número de série MSN1824 está programado para voar no terceiro trimestre de 2018, antes de uma campanha de certificação de teste de vôo de 10 meses e entrará em serviço com a Airbus Transport International (ATI) em 2019.

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Aeroporto Internacional de Cancún


Aeroporto Internacional de Cancún (código IATACUN, código OACIMMUN) encontra-se a 16 quilômetros da cidade de Cancún, na costa do Caribe sobre a Península de Yucatán. É o segundo aeroporto mais movimentado do México, apenas atrás do Aeroporto Internacional da Cidade do México, na Cidade do México. Em 2007, o aeroporto transportou 11.340.027 passageiros, e, em 2008, foram transportadas 12.646.500 de pessoas. É o quinto aeroporto mais ocupado de América Latina, apenas depois do da Cidade de México, dos principais aeroportos de São Paulo (Congonhas/Guarulhos) no Brasil, e do Aeroporto Internacional El Dorado em Bogotá, na Colômbia.


Terminal 1


  • O serviço foi suspendido depois do Furacão Wilma; as linhas aéreas que usavam o Terminal 1 agora usam o Terminal 2 o 3.
  • O Terminal está sendo remodelado em seu interior e em seu exterior para que possa voltar a ser usado pelas aerolíneas charters que operam no aeroporto. O Terminal estará listado ao mesmo tempo que a nova pista de aterrissagem e contará com 9 salas de embarque