O Aeroporto Internacional de Kansai (関西国際空港, Kansai Kokusai Kūkō) é um aeroporto internacional localizado em uma ilha artificial no meio da Baía de Osaka na costa de Honshu, 38 km ao sudoeste da estação de Osaka, situado em três municipalidades, incluindo Izumisano (norte), Sennan (sul) e Tajiri (central), na Prefeitura de Osaka, no Japão.
O Aeroporto de Kansai foi inaugurado em 4 de setembro de 1994 para aliviar a superlotação do Aeroporto Internacional de Osaka-Itami, que fica mais perto da cidade de Osaka e agora serve apenas voos domésticos. O Terminal 1 foi projetado pelo arquiteto italiano Renzo Piano. O aeroporto serve como um hub internacional para a All Nippon Airways, Japan Airlines e Nippon Cargo Airlines, e também serve como um hub para a Peach Aviation, a primeira companhia aérea de baixo custo no Japão.
Em 2016, 25,2 milhões de passageiros utilizaram o aeroporto, se tornando o 30° aeroporto mais movimentado da Ásia e o 3° aeroporto mais movimentado do Japão.
Projeto
A construção de Kansai levou 38 meses, e o esforço de 6,000 trabalhadores, aumentando para 10,000 em alguns momentos.
A plataforma está apoiada sobre 1000 estacas, que atravessam 30 metros através da água, mais 20 metros de lama, até se fixarem firmemente em 40 metros de rocha. Sensores especiais detectam quando o assentamento excede a tolerância máxima permitida (10 milímetros) em um ponto qualquer. Cada estaca está equipada com um sistema de calibração que opera por meio de poderosos macacos hidráulicos. A estaca que tiver sofrido movimentação é ajustada e fixada na nova posição. Esta regulagem continuará por 10 anos, até que todos os macacos hidráulicos sejam fixados definitivamente.
A estrutura foi projetada para ser capaz de resistir um terremoto, o que acabou acontecendo tempos depois, sem ocasionar quaisquer danos. Kansai encontra-se à mesma distância do epicentro do terremoto que atingiu Kobe em janeiro de 1995. A intensidade do choque foi a mesma, mas o edifício não sofreu quaisquer danos, nem um vidro quebrou.
A cobertura é formada por 82 milhares de painéis idênticos de aço inoxidável. Sua forma foi sugerida pela canalização do fluxo interno do ar.
Nas palavras de Renzo Piano:
“ | Kansai é um instrumento de precisão, filho da matemática e a tecnologia. Um forte ponto de referência, um marco e uma experiência espacial extraordinária. | ” |
Visto em corte transversal, a cobertura é uma arco irregular (mais exatamente, uma série de arcos de diferentes raios).
Esta forma foi adotada para canalizar o ar para a área de passageiros sem necessidade de uso de ductos fechados.
Defletores visíveis que lembram lâminas ou folhas guiam o ar ao longo do forro e refletem a luz externa. Desta forma, todos os elementos que esconderiam a estrutura foram eliminados. O movimento de ar é regulado pela criação de um forro aerodinâmico, produto do trabalho de excelentes designers com ajuda da computação que permite obter a precisão e velocidade necessárias.
Na ausência de outros obstáculos, o único fator que limita a forma dos volumes construídos é o espaço necessário para as aeronavesmanobrarem. A área de embarque possui 42 portas que se distribuem ao longo de 1700 metros.
Companhias Aéreas
Voos Internacionais
Voos Nacionais
Voos de Carga
- Air Hong Kong
- Dragonair
- Federal Express
- Nippon Cargo Airlines
- Scandinavian Airlines System
- United Parcel Service
- China Postal Airlines
- Jade Cargo International
- Yangtze River Express Airlines
- Cargo Italia
Transporte
- Namba-Osaka: 30 minutos, 1390 ienes
Limousine Bus
- Umeda-Osaka: 55 minutos, 1300 ienes
- Kyoto: 100 minutos, 2300 ienes
- Kobe: 65 minutos, 1800 ienes
- Nara: 85 minutos, 1800 ienes
- Aeroporto de Osaka-Itami: 75 minutos, 1700 ienes