Kalitta Air (estilizado como KΔLITTΔ ΔIR ) é uma companhia aérea de carga americana com sede em Ypsilanti Township , Michigan . Opera serviços internacionais charter e ad hoc de fretamento de carga. Sua base principal é Willow Run Airport, perto de Ypsilanti .
História
Em 1967, Conrad "Connie" Kalitta começou um negócio transportando peças de carro usando um motor duplo Cessna 310 que ele pilotou. Tornou-se American International Airways . AIA começou a voar em 1984 utilizando as aeronaves Boeing 747 , Lockheed L-1011 , Douglas DC-8 , Twin Beech e Learjet , para operações de frete aéreo, ambulância aérea e passageiros.
No final da década de 1980, a marca da Kalitta continuou a aparecer em muitas das aeronaves de carga da empresa. Em 1990 e 1991, a AIA voou 600 missões em apoio a Desert Shield / Desert Storm .
Em 1997, a AIA se fundiu com a Kitty Hawk Inc. e Conrad Kalitta renunciou a iniciar o Kalitta Leasing pela compra, venda e locação de grandes aeronaves. Em abril de 2000, a Kitty Hawk International (antiga AIA) cessou as operações. Kalitta decidiu resgatá-lo e a nova companhia aérea, Kalitta Air, iniciou suas operações em novembro de 2000, utilizando o certificado de operação e os ativos da antiga companhia aérea.
Em 21 de abril de 2017, Kalitta Air aposentou o Boeing final 747-200F do serviço. Este é um dos últimos em serviço.
A Kalitta Maintenance opera uma grande instalação de Manutenção, Reparação e Revisão no Aeroporto Oscoda-Wurtsmith, no Condado de Iosco, Michigan , Estados Unidos, trazendo mais de 1000 postos de trabalho para a pequena cidade de Oscoda, no Lago Huron.
Destinos
Em janeiro de 2003, Kalitta Air anunciou o início de vôos de carga agendados dos Estados Unidos para a Europa. Os freighters neste serviço operaram a partir de JFK ( John F. Kennedy Airport , Nova York, EUA) EWR ( Newark Liberty International Airport , New Jersey, EUA) e ORD ( O'Hare , Chicago, EUA) para AMS ( Schiphol , Amsterdã, Países Baixos) e EMA ( East Midlands Airport , Inglaterra). A companhia voa operações de carga programadas entre os EUA e Hong Kong , EUA e Alemanha ( Aeroporto de Leipzig / Halle ), EUA e Coréia (para Asiana ), Los Angeles e Honolulu. Além disso, a companhia aérea opera as cartas da ACMI para outras companhias aéreas. O aeroporto de Liège também é usado como uma parada de reabastecimento regular nas rotas de Nova York - Oriente Médio e no Aeroporto Internacional Norman Manley do Caribe .A companhia aérea oferece serviços de carga regulares ou on-demands domésticos e internacionais e suporte para os requisitos do Comando de Mobilidade Aérea do Departamento de Defesa .
A partir de dezembro de 2012, a Kalitta Air serviu os seguintes destinos de forma regular, agendada:
- Aeroporto de Leipzig - Leipzig / Halle
- Aeroporto de Frankfurt - Frankfurt-Hahn
- Base Aérea Ramstein - Ramstein
- Tóquio - Aeroporto Internacional de Narita
- Fussa - Base Aérea de Yokota
- Osaka - Aeroporto Internacional de Kansai
- Nagoya - Aeroporto Internacional de Chubu Centrair
- Base Aérea Kadena - Kadena
- Anchorage - Aeroporto Internacional Ted Stevens Anchorage
- Anchorage - Base Aérea de Elmendorf
- Boston - Logan International Airport [8]
- Chicago - Aeroporto Internacional O'Hare
- Cincinnati - Aeroporto Internacional de Cincinnati / Northern Kentucky
- Columbus - Rickenbacker International Airport
- Dover - Dover Air Force Base
- Fairfield - Travis Air Force Base
- Honolulu - Aeroporto Internacional de Honolulu
- Houston - George Bush Intercontinental Airport
- Indianapolis - Indianapolis International Airport
- Los Angeles - Aeroporto Internacional de Los Angeles
- Kailua-Kona - Aeroporto Internacional de Kona em Keahole
- Miami - Aeroporto Internacional de Miami
- Nova Iorque - Aeroporto Internacional John F. Kennedy
Fleet
Frota atual
A frota aérea de Kalitta consiste na seguinte aeronave (a partir de julho de 2017):
Aeronave | Ativo | Pedidos | Notas |
---|---|---|---|
Boeing 747-400F | 10 | - | |
Boeing 747-400BCF | 4 | - | 4 operando para a DHL Aviation |
Boeing 747-400ERF | 1 | - | |
Boeing 767-300ERF | 2 | 3 | A entregar até o final de 2017 |
Total | 17 | 3 |
Frota histórica
- 2 - Boeing 727-100F
- 13 - Boeing 727-200F
- 8 - Douglas DC-8-50F
- 5 - Douglas DC-8-61F
- 4 - Douglas DC-8-62F
- 2 - Douglas DC-8-63F
- 2 - Lockheed L-1011-200 TriStar em todos os assentos de configuração do passageiro do treinador 354
- 6 - Lockheed L-1011-200F TriStar
- 2 - Boeing 747-100 em todos os assentos de configuração do passageiro do treinador 476
- 3 - Boeing 747-100F
- 32 - Boeing 747-200F
Incidentes e acidentes
Media appearances . Em 18 de agosto de 1993, uma American International Airways, Inc. Douglas DC-8-61 (N814CK), com três membros da tripulação a bordo atingiu o terreno nivelado 1.400 pés a oeste do final de aproximação da pista enquanto aterrissava em Guantánamo, Cuba. A aeronave aproximou-se do sul e estava fazendo uma curva direita para a pista 10 com um crescente ângulo de banco para alinhar com a pista. A 200-300 pés AGL, as asas começaram a roçar em direção ao nível das asas e o nariz inclinou-se. A asa direita pareceu parar, a aeronave rolou para um ângulo de 90 graus e o nariz inclinado. Causa provável do acidente atribuído principalmente à deficiência de julgamento, tomada de decisão e habilidades de vôo do capitão e da tripulação de vôo devido aos efeitos da fadiga resultantes de horas de vôo / serviço prolongadas.
- Em 20 de outubro de 2004, um Kalitta Air Boeing 747 (N709CK), com cinco membros da tripulação a bordo, sofreu dificuldades mecânicas com um dos quatro motores e desviado para aterrar com segurança no Detroit Metropolitan Airport . Ninguém ficou ferido. Foi descoberto após o desembarque que o motor do número 1 se separou do avião enquanto escalava 16 mil metros sobre o Lago Michigan . O mecanismo foi mais tarde recuperado para inspeção.
- Durante o conflito Israel-Líbano de 2006 (2ª guerra do Líbano), a Kalitta Air fez voos de reabastecimento de armas dos Estados Unidos para Israel , através do aeroporto de Prestwick na Escócia para reabastecimento de combustível, sem autoridade da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido . O gabinete da Coroa da Escócia considerou, mas eventualmente decidiu contra, processando o Kalitta Air para dois voos de julho de 2006 que traziam bombas guiadas a laser.
- Em 25 de maio de 2008, um Boeing 747-209F / SCD (N704CK número de série 22299/462) da frota da empresa expande a pista 20 no aeroporto de Bruxelas . A aeronave partiu em três e chegou a uma parada completa em um campo que faz fronteira com a pista. Havia quatro membros da tripulação e um passageiro a bordo, e nenhum ferimento foi relatado. A aeronave destinada ao aeroporto internacional de Bahrain foi carregada com 76 toneladas de mercadorias, metade dos quais era correio diplomático. Investigadores belgas anunciaram que o acidente foi causado pela decisão de Rejeitar o Decolagem 12 nós depois de passar a velocidade V1 . A Unidade de Investigação de Acidentes Aéreos (AAIU) da Mobilidade e Transporte de Serviço Público Federalhavia investigado o acidente.
- Em 7 de julho de 2008, um Boeing 747-209B (número de série N714CK 22446/519), quebrou pouco depois de partir do Aeroporto Internacional El Dorado em Bogotá às 3:55 da manhã. A aeronave estava a caminho de Miami, Flórida , com um embarque de flores. Depois de relatar um incêndio no motor do número 4, a equipe tentou o retorno ao aeroporto. No entanto, depois que o número 1 do motor também falhou, a aeronave não conseguiu manter a altitude e caiu perto da vila de Madri, na Colômbia . O empenho da aeronave atingiu uma casa de fazenda, matando um homem de 50 anos e seu filho de 13 anos que morava lá ,indicou uma terceira fatalidade no chão). A plataforma de voo separou-se do restante da aeronave, e a tripulação de oito sobrevivia com lesões leves a graves, enquanto o resto da célula era consumido pelo fogo.
- Para o filme de 1997 da Air Force One , os produtores alugaram uma das aeronaves Boeing 747-212B da Kalitta N703CK e pintaram para replicar a icônica libré da Air Force One.
- O programa de TV MythBusters apresentou um dos Boeing 747 de Kalitta (número da cauda N700CK) no Episódio 90: "Supersized Myths", originalmente exibido em 14 de novembro de 2007. Neste mito, a equipe de compilação revisitou o mito de "Jet Taxi", a história de um táxi que ficou preso atrás de um jet decolando, resultando no táxi recuar devido à explosão do avião . Este mito foi confirmado, na medida em que um jato poderia virar um táxi, bem como um ônibus escolar e uma aeronave leve . MythBustersapresentou outro Kalitta Air 747 no episódio "Storm Chasing Myths" que originalmente foi exibido em 13 de outubro de 2010.
- Um Kalitta Air 747 foi usado para transportar carros prestigiosos e exóticos utilizados no rali 2014 Gumball 3000 do Aeroporto JFKem Nova York para o Aeroporto de Prestwick em Glasgow para a etapa européia do rali.
- Os 2015 Campeonato do Mundo de Rallycross transmissões apresentam uma Kalitta 747-222B (número cauda N793CK) levando os carros dos concorrentes para GAC , o provedor de logística para que campeonato.
Montagem das Imagens
FONTE