A American Airlines é uma companhia aérea americana sediada em Fort Worth, Texas. É a maior companhia aérea do mundo por passageiros transportados, quantidade de aeronaves e receitas, sendo a segunda maior pelo número de destinos, somente atrás da United Airlines. Ele opera a partir de seus hubs em Dallas, Charlotte, Los Angeles, Nova York, Miami, Chicago, Filadélfia, Phoenix e Washington, enquanto a sua base de manutenção principal está em Tulsa, Oklahoma. A empresa também tem uma presença significativa em Boston, Londres e San Francisco.[2] A companhia aérea concorre principalmente com a Delta Air Lines, United e Southwest Airlines.
A empresa é um dos membros fundadores da Oneworld, e tem alianças codeshare com a British Airways, Finnair e Iberia no mercado transatlântico e com a Japan Airlines no mercado transpacífico. As rotas regionais são operadas por subsidiárias sob a marca da American Eagle. A antiga controladora da American Airlines, a AMR Corporation, anunciou planos de fundir-se com a US Airways, criando a maior companhia aérea do mundo. A AMR e a US Airways concluiram a incorporação em 9 de dezembro de 2013 e as duas companhias aéreas receberam um único certificado de companhia aérea em 8 de abril de 2015.
História
Início
Em 1934, a American Airways foi adquirida por Errett Lobban Cord, que renomeou a companhia como "American Air Lines". Cord contratou o empresário CR Smith para dirigir a companhia. Smith trabalhou em conjunto com a Douglas para desenvolver o Douglas DC-3, em que a American foi a companhia lançadora da aeronave, em 1936. Com o DC-3, a American tornou-se a primeira companhia aérea a ser capaz de operar uma rota que poderia ganhar lucros unicamente com o transporte de passageiros, sendo que as outras operadoras não poderiam ganhar lucros sem transporte de cartas.[17] Com o DC-3, a American começou a apelidar suas aeronaves de "Flagships" e instituiu o Admirals Club para os passageiros valorizados. A American Airlines foi desenvolvida por um grupo de 82 pequenas companhias aéreas por meio de aquisições em 1930 e reorganizações. Inicialmente, a American Airways era uma marca comum por uma série de transportadores independentes. Estes incluíam a Southern Air Transport no Texas, a Southern Air Fast Express (SAFE) no oeste, a Universal Aviation também no oeste, a Thompson Aeronautical Services e a Colonial Air Transport no nordeste. Como muitas companhia daquela época, a American ganhou notoriedade transportando cartas. Em 1933, a American Airways operava em 72 cidades, principalmente no nordeste, centro-oeste e sudoeste dos Estados Unidos.
Ataques 11 de Setembro de 2001
A empresa teve duas de suas aeronaves envolvidas nos atentados, o voo 11 da American Airlines e o voo 77 da American Airlines. O voo 11, sequestrado por Mohamed Atta, colidiu contra a Torre Norte do World Trade Center e o voo 77, sequestrado por Hani Hanjour, que bateu em uma das faixas do Pentágono.
Pedido de Concordata
Em 29 de novembro de 2011, a dona da empresa empresa pediu concordata em Nova York.[19] A causa é a queda nas ações da empresa, que no dia 29+ de novembro de 2011, as 13h30. A American Eagle e todas as subsidiárias da American Airlines também foram afetadas. A empresa assegurou também que irá honrar todas as reservas e passagens.
Novo logotipo e fusão com US Airways
American Airlines e a US Airways anunciaram que seus conselhos de administração votaram a favor da fusão das duas empresas, criando a maior companhia aérea do mundo. O acordo ocorre mais de 14 meses depois de a American Airlines entrar em recuperação judicial, em novembro de 2011. Os credores da American ficaram com 72% da nova companhia, e os 28% restantes foram para as mãos da US Airways. As companhias anunciaram hoje em comunicado que esperam, com a nova empresa, uma receita superior a US$ 1 bilhão em 2015.
América
América do Norte
América Central
América do Sul
Ásia[editar | editar código-fonte]
Cidade | País | IATA | ICAO | Aeroporto | Refs |
---|---|---|---|---|---|
Pequim | China | PEK | ZBAA | Aeroporto Internacional de Pequim | |
Xangai | China | PVG | ZSPD | Aeroporto Internacional de Xangai Pudong | |
Seul | Coreia do Sul | ICN | RKSI | Aeroporto Internacional de Incheon | |
Hong Kong | Hong Kong | HKG | VHHH | Aeroporto Internacional de Hong Kong | |
Nagoia | Japão | NGO | RJGG | Aeroporto Internacional de Chubu | |
Osaka | Japão | KIX | RJBB | Aeroporto Internacional de Kansai | |
Tóquio | Japão | HND | RJTT | Aeroporto Internacional de Tóquio | |
Tóquio | Japão | NRT | RJAA | Aeroporto Internacional de Narita | |
Deli | Índia | DEL | VIDP | Aeroporto Internacional Indira Gandhi | |
Taipé | Taiwan | TPE | RCTP | Aeroporto Internacional Chiang Kai-shek |
Europa
Oceania[editar | editar código-fonte]
Cidade | País | IATA | ICAO | Aeroporto | Refs |
---|---|---|---|---|---|
Sydney | Austrália | SYD | YSSY | Aeroporto de Sydney | |
Melbourne | Austrália | MEL | YMML | Aeroporto de Melbourne | |
Nadi | Fiji | NAN | NFFN | Aeroporto Internacional de Nadi | |
Auckland | Nova Zelândia | AKL | NZAA | Aeroporto de Auckland | |
Pago Pago | Samoa Americana | PPG | NSTU | Aeroporto Internacional de Pago Pago |
Frota
Em 17 de novembro de 2017 a frota da empresa era composta por:
Frota de aeronaves da American Airlines
Aeronave Total Encomendas
Airbus A319-100 125
Airbus A320-200 49
Airbus A321-200 220
Airbus A330-200 15
Airbus A330-300 9
Boeing 737 MAX 8 9 91
Boeing 737-800 304
Boeing 757-200 40
Boeing 767-300ER 27
Boeing 777-200ER 47
Boeing 777-300ER 20
Boeing 787-8 20
Boeing 787-9 15
CRJ100 1
CRJ200 97
CRJ700 110
CRJ900 118
Dash 8-100 7
Dash 8-300 11
Embraer ERJ-135 2
Embraer ERJ-145 118
Embraer ERJ-175 149 10
Embraer ERJ-190 20
MD-82 10
MD-83 36
Total de aeronaves 1579 101
- OBS: A American Airlines possui um pedido de 460 aeronaves. 260 pedidos estão dividos por A319, A320 e A321 e os outros 200 pedidos são de Boeing 737.
Frota de aeronaves da American Eagle
Aeronave Total
CRJ-100 2
CRJ-200 124
CRJ-700 110
CRJ-900 118
Dash 8 Q100 12
Dash 8 Q300 11
Embraer 145 118
ERJ-170 2
ERJ-175 144
Total de aeronaves 641
Aeronave | Total | Encomendas |
---|---|---|
Airbus A319-100 | 125 | |
Airbus A320-200 | 49 | |
Airbus A321-200 | 220 | |
Airbus A330-200 | 15 | |
Airbus A330-300 | 9 | |
Boeing 737 MAX 8 | 9 | 91 |
Boeing 737-800 | 304 | |
Boeing 757-200 | 40 | |
Boeing 767-300ER | 27 | |
Boeing 777-200ER | 47 | |
Boeing 777-300ER | 20 | |
Boeing 787-8 | 20 | |
Boeing 787-9 | 15 | |
CRJ100 | 1 | |
CRJ200 | 97 | |
CRJ700 | 110 | |
CRJ900 | 118 | |
Dash 8-100 | 7 | |
Dash 8-300 | 11 | |
Embraer ERJ-135 | 2 | |
Embraer ERJ-145 | 118 | |
Embraer ERJ-175 | 149 | 10 |
Embraer ERJ-190 | 20 | |
MD-82 | 10 | |
MD-83 | 36 | |
Total de aeronaves | 1579 | 101 |
Aeronave | Total |
---|---|
CRJ-100 | 2 |
CRJ-200 | 124 |
CRJ-700 | 110 |
CRJ-900 | 118 |
Dash 8 Q100 | 12 |
Dash 8 Q300 | 11 |
Embraer 145 | 118 |
ERJ-170 | 2 |
ERJ-175 | 144 |
Total de aeronaves | 641 |