segunda-feira, 23 de janeiro de 2017



A Boeing quer esticar a fuselagem do jato 737 como nunca fez antes nesses quase 50 anos de história do modelo. A fabricante norte-americana definiu o tamanho da variante 737-10X, baseada na nova geração 737 MAX e proposta em 2016 para competir com o Airbus A321, a maior aeronave da família A320 e que nunca teve um concorrente do mesmo porte.
O comprimento do 737 “gigante” foi estipulado em 43,5 metros, um metro a menos que o rival da Airbus. Segundo a Boeing, o 737 com esse porte poderá ser configurado para transportar 189 passageiros em duas classes ou até 230 ocupantes, em uma única classe, capacidade praticamente igual a do A321.
A fabricante americana relatou ao site AviationWeek que planeja uma “mudança mínima” no design do novo 737 MAX ao criar a nova versão, além de propor soluções mais em conta e de rápida aplicação. Desta forma, a Boeing planeja manter a mesma asa e motores do 737-9, até então a maior variante da nova série MAX, em desenvolvimento desde 2011, com 42,2 metros de comprimento.
Como explicou a empresa, a parte mais complexa no projeto do 737-10X é o trem de pouso, que deve ser adequado ao tamanho do aparelho.
Se o 737-10X for de fato aprovado para produção, a Boeing planeja introduzir a aeronave no mercado a partir de 2020. A fabricante, porém, ainda não confirmou se há compradores interessados no que pode ser o maior 737 de todos os tempos – a versão proposta tem 15 metros a mais que o primeiro 737, o modelo “737-100”, de 1967.
O programa de desenvolvimento do 737 MAX terá um ano cheio. A empresa planeja entregar as primeiras unidades do 737-8, ainda no primeiro semestre de 2017 e, ainda nesse mesmo período, iniciar os testes de voo com a versão 737-9, que deve chegar ao mercado em 2018.


CÉUS CAVOK A TODOS VOCÊS!

Aeroporto Internacional de Curitiba completará 71 anos.



O Aeroporto Internacional de Curitiba/Afonso Pena (PR) completa 71 anos de operações nesta terça-feira (24/1). Construído durante a II Guerra Mundial, o terminal foi inaugurado oficialmente em 1946, sendo administrado pela Infraero a partir de 1974.
Instalado em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, próximo aos principais portos da região sul do país – como Paranaguá, Antonina, além de São Francisco do Sul e Itajaí, em Santa Catarina -, o terminal desempenha papel importante no desenvolvimento da indústria, do comércio e do turismo do estado e de toda a região. Para Antonio Filipe Bergmann Barcellos, superintendente do Afonso Pena, a localização estratégica do terminal é o principal fator que auxilia nesse crescimento. “É um ponto determinante para a instalação de indústrias na capital e região metropolitana”, enfatiza.
O aeroporto destaca-se também em diversas premiações do setor aeroportuário. Em 2011, ele conquistou o primeiro lugar na categoria “Aeroporto do ano” do prêmio Avião Revue. Três anos depois, em 2014, o terminal venceu três das oito categorias do prêmio Boa Viagem. E, mais recentemente, em 2016, foi o grande vencedor do Prêmio Aeroportos + Brasil, realizado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), com quatro vitórias, incluindo o de melhor aeroporto do país. “Tais premiações demonstram a eficiência, a dedicação, o profissionalismo e o comprometimento da empresa na prestação de serviços e no atendimento de qualidade ao passageiro”, ressalta o superintendente.
O aeroporto conta com 36 estabelecimentos comerciais, entre lojas e quiosques, além de 20 pontos de alimentação, uma loja Duty Free com produtos importados, escritórios de três companhias de táxi aéreo e duas salas vip. Os usuários também encontram um terminal acessível, com balcões de check-in, banheiros, bebedouros, elevadores, telefones e veículos adaptados; cadeiras de rodas; ambulift e quatro stair tracs, equipamentos que auxiliam no embarque e desembarque de passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida.
Atualmente, cerca de 170 voos operam diariamente no terminal, transportando aproximadamente 18,5 mil passageiros, número que o coloca como o 6º aeroporto mais movimentado do Brasil no ranking da Rede Infraero.
Com capacidade para receber 14,8 milhões de passageiros por ano, o Afonso Pena registrou mais de 6 milhões de passageiros em 2016. Cinco companhias aéreas operam no terminal paranaense: Aerolineas Argentinas, Avianca Brasil, Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Gol Linhas Aéreas e Latam, que ligam Curitiba a 16 destinos brasileiros e a Buenos Aires, na Argentina.
Investimentos e melhorias
Desde a sua inauguração, várias melhorias foram realizadas no Aeroporto Internacional Afonso Pena. Entre elas, a ampliação do terminal, em 1977, e a inauguração do novo terminal de passageiros com 45 mil m², em 1996. Para aumentar o nível de conforto e segurança, na última década, o terminal curitibano recebeu investimentos na ordem de R$ 350 milhões, que ampliaram sua capacidade de 6,9 milhões para 14,8 milhões de passageiros por ano. Dentre as melhorias, destacam-se: a obra de reforma e ampliação do terminal de passageiros, que passou de 45 mil m² para 112 mil m²; a obra de reforma e ampliação do terminal de cargas, que passou de 12 mil m² para 17 mil m², com novas áreas para cargas vivas e restritas; a ampliação do pátio de manobras, que ganhou mais 10 posições para aeronaves, totalizando 26 posições e a reforma e ampliação do terminal de passageiros. O projeto mais recente, iniciado em outubro de 2016, compreende a construção do edifício garagem, que contará com três pavimentos e 2,4 mil vagas de estacionamento.

787-9 da Air China em Gru Airport.



A partir de Março, a Air China irá introduzir o Boeing 787-9 Dreamliner nos voos para São Paulo a partir de Pequim, com escala em Madri.
O primeiro 787 da companhia foi recebido em Maio do ano passado, e conta com a nova classe Premium Economy, além de uma reformulada classe Executiva e Ecônomica. A aeronave substituirá o atual A330-200, aumentando a oferta de assentos da rota de 237 para 293.

O Dreamliner da Air China é equipado com 30 assentos na Business Class, 34 na Premium Economy e 229 na Ecônomica regular.
A introdução do 787-9 ocorrerá no Domingo, dia 26 de Março, com previsão de chegada às 14h55 e decolagem às 18h05. O dia 26 de Março será um dia especial, além do primeiro voo do 787 da Air China, a Emirates irá inaugurar a operação regular do A380 no GRU Airport.



Air Canada confirma Boeing 787-9 em voos regulares para o GRU Airport.



A Air Canada confirmou a operação para o Brasil do Boeing 787-9, a versão maior do Dreamliner que irá substituir o 787-8 que opera a rota Toronto – São Paulo atualmente.
Os voos AC090 e AC091 a partir do dia 27 de Março, serão operados com a versão -9 do 787, refletindo em um aumento de 15% na oferta com 47 assentos a mais em relação ao modelo -8.
A configuração da aeronave será de 247 assentos na Ecônomica, 21 na Ecônomica Premium e 30 na Executiva. O voo para Toronto chega às 10h no GRU Airport e parte às 22h35 para Toronto.
Um dia antes da chegada do 787-9 da Air Canada, o será um dos dias movimentados no GRU Airport, a Air China, também irá introduzir o seu 787-9 na rota de São Paulo para Pequim com escala em Madri.
E no mesmo dia será o último voo da Etihad Airways para o Brasil e o ínicio dos voos regulares do A380 da Emirates. Um ínicio de semana única para os entusiastas!