terça-feira, 2 de janeiro de 2018


Aeroporto de Milão-Malpensa (IATAMXPICAOLIMC) é um aeródromo italianolocalizado na comuna de Ferno (sede civil), na província de Varese, a aproximadamente 50 km a noroeste do centro de Milão, no norte do país. É um dos três aeroportosinternacionais na região de Milão.

Descrição

O aeroporto está ligado com Milão pela autoestrada de Milano-Varese assim como pelo trem "Malpensa Express" que parte da estação de Milano Cadorna e demora cerca de 40 minutos. É também conectado ao Aeroporto Linate por um ônibus exclusivo e pelo transporte local de Milão. Ainda, Milão tem um terceiro aeroporto internacional, Orio al Serio, que é utilizado por companhias de baixo-custo.
Por Malpensa passaram mais de 23,8 milhões de passageiros em 2007, mais de 33 milhões se contados os passageiros de Linate, o segundo aeroporto de Milão, próximo ao centro e mais de 39 milhões se contar o Aeroporto de Orio al Serio. Até o início de 2008, o aeroporto de Malpensa permanecia com a o maior tráfego aéreo da Itália, junto com o Aeroporto Leonardo da Vinci, em Roma, em termos do total de passageiros. Como tráfego de passageiros em trânsito, ele é o segundo hub da Itália. É também o líder em tráfego aéreo de cargas da Itália. Malpensa serve uma população de 15 milhões de habitantes.
No final de 2007, a Alitalia anunciou o fechamento de suas grandes operações em Malpensa como um hub, por decidir focar-se no Aeroporto de Roma. Muitos voos ponto-a-ponto irão continuar entre Malpensa e diversos destinos na Europa, África e Ásia. Milão vai continuar apenas com três rotas de longa distância: Nova Iorque-JFKTóquio-Narita, e São Paulo-Guarulhos.
Malpensa tem dois terminais, T1 para tráfego comercial e T2 para frete e tráfego low-cost. O terminal T1 tem dois satélites: A - Nacional e Tráfego Europeu (área Schengen); B - Tráfego internacional (fora da área Schengen). O terceiro satélite (C) está em construção e uma terceira pista está sendo construída. Tem ainda um terminal de carga dedicado chamado "CargoCity" com mais de 410 000 toneladass de tráfego por ano.