segunda-feira, 29 de maio de 2017

International Air Transport Association


IATA é a sigla de International Air Transport Association, que em português quer dizer Associação Internacional de Transportes Aéreos. A sigla do órgão internacional sediado em Montreal, no Canadá, é usada para denominar um sistema de identificação aeroportuária estabelecido por ele, o código IATA. Você já deve ter observado que os aeroportos brasileiros são identificados por siglas como SSA (Salvador), GIG (Galeão, no Rio de Janeiro) e BSB (Brasília). Isso acontece porque nosso País utiliza o código IATA. Nesse sistema, os aeroportos são identificados por sequências de três letras, que são atribuídas conforme a Resolução 763 da Associação.
É possível que uma determinada sequência de letras seja utilizada para mais de um aeroporto. A cada dois anos, os códigos de aeroportos localizados em várias partes do mundo são publicados no IATA Airline Coding Directory, uma espécie de catálogo produzido pela Associação. Entretanto, a maioria dos países adota um outro sistema de identificação, o código ICAO.


Organização Internacional da Aviação Civil ou OACI, também conhecida por sua sigla em inglêsICAO (International Civil Aviation Organization), é uma agência especializada das Nações Unidas criada em 1944 com 191 países-membros. Sua sede permanente fica na cidade de MontrealCanadá. O Secretário-Geral da organização é a chinesa Fang Liu desde agosto de 2015.
Seus principais objetivos são o desenvolvimento dos princípios e técnicas de navegação aérea internacional e a organização e o progresso dos transportes aéreos, de modo a favorecer a segurança, a eficiência, a economia e o desenvolvimento dos serviços aéreos.
Desenvolve também um trabalho importante no campo da assistência técnica, procurando organizar e dar maior eficiência aos serviços de infraestrutura aeronáutica nos países em desenvolvimento. Essa assistência é prestada por meio de equipes de especialistas, enviados aos diversos países para organizar e orientar a operação dos serviços técnicos indispensáveis à aviação civil, e de bolsas de estudo para cursos de especialização.
Convenção sobre Aviação Civil Internacional (Convention on International Civil Aviation), ou Convenção de Chicago, assinada em 7 de dezembro de 1944 na cidade de ChicagoEstados Unidos, estabeleceu a criação de uma organização para regulamentar a aviação civil internacional. Com isso, criou-se em 6 de junho de 1945 uma organização provisória até que o tratado entrasse em vigor.
Tanto a ICAO como a IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos) têm seus próprios de códigos para designar aeroportos e companhias aéreas. O sistema da ICAO usa quatro letras para aeroportos e três letras para companhias.
A ICAO também é responsável por criar códigos alfanuméricos para aviões, que podem conter três ou quatro caracteres. Estes códigos identificadores geralmente são utilizados em planos de voo. Como exemplo, um Boeing 747, dependendo de sua série, é designado de B741, B742, B743, etc.
Além disto, a ICAO provê identificações e designações para operadores de aviões mundialmente. Este código consiste em uma identificação de três letras, e uma ou duas palavras. Estes geralmente são similares ao nomes das companhias operadoras dos aviões. Como exemplo, um identificador da Aer Lingus é EIN e sua designação é Shamrock, enquanto a Japan Airlines International é JAL e Japan Air. Desta maneira, um voo número 111 pode ser codificado como "EIN111" e falado ao rádio "Shamrock 111" (callsign), enquanto um voo com o mesmo número da Japan Airlines International seria "JAL111" e pronunciado "Japan Air 111".
Como o Brasil é membro da ICAO, seus aeroportos também possuem esta designação. Estes códigos são formados por quatro letras, sendo as duas primeiras o prefixo, e as duas últimas o nome do aeroporto. No caso para os aeroportos do Brasil são utilizados os prefixos SB, SD, SI, SJ, SN, SS e SW.





































FOTO DA SEMANA