sábado, 13 de agosto de 2016

AZUL ANUNCIA VOOS COM O AIRBUS A320NEO A PARTIR DE NOVEMBRO

Empresa vai voar com o jato de nova geração com 174 assentos para 14 destinos domésticos.


A companhia aérea Azul solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) os primeiros voos que serão operados pelos seus novos Airbus A320neo, que estrearão entre novembro e janeiro. As operações atenderão as regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Norte, em rotas de longa distância e alta densidade de passageiros, como explicou a empresa.
Os A320neo da Azul terão 174 assentos do modelo slimline, além de contarem com telas individuais de televisão e tomadas de energia.
As operações da nova aeronave envolverão 14 bases: Campinas, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Belém, Manaus, Porto Seguro, Fortaleza, Natal, Aracaju, Maceió, João Pessoa, Boa Vista. Todas esses destinos já são atendidos pela Azul, mas com aviões menores.
“A escolha destas rotas demandou um intenso estudo de nossa malha. Priorizamos os mercados mais desafiadores, nos quais temos dificuldade de aumentar a oferta nos horários mais disputados, além dos trechos mais longos. Nossos clientes terão agora maior disponibilidade de assentos em vários destinos”, destaca Antonoaldo Neves, presidente da Azul.
Inicialmente, a companhia contará com seis A320neo para a operação destes voos, que integrarão a frota da empresa até o fim do ano, com entrega do primeiro jato prevista para setembro – o pedido total, feito em novembro de 2014, chega a 63 aviões.
“Os A320, versão neo, são os aviões mais modernos e avançados em sua categoria, com alta tecnologia embarcada e motores mais econômicos. Além disso, a novidade também representa uma oportunidade de crescimento para nossos colaboradores”, acrescentou Neves.
A venda de passagens para voos com estas aeronaves terá início após a aprovação das frequências pela Anac. A Azul também confirmou que mais operações com os A320neo serão anunciadas em breve, com previsão de estreia a partir de fevereiro.




CÉUS CAVOK A TODOS VOCÊS!

VEJA EM DETALHES COMO FOI O VOO INAUGURAL DO NOVÍSSIMO AIRBUS A350 DA TAM, O PRIMEIRO DAS AMÉRICAS!



“Embarque aberto. Vamos arrasar nesse voo de estreia, pessoal!” A frase dita por uma das comissárias ecoou pelo sistema de som e resume um pouco do que foi o voo inaugural do novíssimo Airbus A350-900 XWB, o primeiro das Américas. A aeronave ainda recebia os últimos preparativos enquanto uma dezena de jornalistas se esforçava em capturar os melhores ângulos de sua cabine.
A A350 prefixo PR-XTA é a primeira das 27 aeronaves do modelo encomendadas pela LATAM, uma das primeiras empresas do mundo a operá-lo, e iniciou voos diários entre Guarulhos e Manaus. A rota doméstica é temporária e tem como função permitir o treinamento e familiarização da tripulação e das equipes de solo da companhia. A partir de maio o equipamento vai operar as rotas internacionais entre São Paulo e Miami (entre 16/3 e 1/4), Madri (a partir de 4/4), Nova York e Orlando (a partir de 22/7).
A convite da TAM o Melhores Destinos fez o voo inaugural de São Paulo até Manaus. Conheça em detalhes todas as novidades das classes econômica e executiva dessa moderna aeronave nesse review exclusivo de nossos enviados especiais Denis Carvalho e Leonardo Cassol!
Tecnologia
A primeira impressão ao ingressar no A350 XWB é muito positiva. Além de ser bonito por fora, com suas linhas arrojadas e a janela frontal característica, o interior da TAM ficou agradável, com cores suaves e discretas.
A companhia brasileira é a quarta do mundo a receber e operar o Airbus A350 XWB. Até 2021 devem ser entregues 27 aviões do modelo, com investimento de US$ 7 bilhões a preços de tabela. Em setembro, o Grupo LATAM trocou seis aviões A350-900 por seis A350-1000, pela sua maior capacidade de transportar passageiros.
A atual pintura no padrão TAM, contudo, será restrita aos três primeiros aviões, já que a partir da quarta aeronave, prevista para ser entregue em junho, todas terão a nova livery da Latam, companhia que substituirá TAM e LAN.
Visão geral do novo Airbus A350-900 XWB

O Airbus A350 pode transportar até 350 passageiros e é a aposta da fabricante europeia para concorrer em tecnologia com o inovador Boeing 787 Dreamliner. Comercialmente, a aeronave, configurada pela TAM para transportar 348 passageiros, tem o objetivo para tomar espaço do Boeing 777 e do Boeing 747. Todos os modelos do novo Airbus possuem um alcance mínimo de 8 000 milhas náuticas (15 000 km).
O avião mede quase 74 metros de largura e 17 de altura, tem um design com curvas suaves e traz muitas novidades perceptíveis pelos passageiros:

  • Melhor qualidade do ar: o novo sistema renova o ar dentro da cabine a cada 2-3 minutos sem o desconforto de correntes de ar e mantendo a temperatura estável em toda a cabine. A melhor pressurização reduz o desconforto, tornando a viagem menos cansativa.
  • Mais conforto na cabine: cada poltrona da classe econômica tem 2,5 cm adicionais (total 45,72cm) de largura em relação aos assentos de aviões da mesma categoria. As janelas são bem maiores. O nível de ruído é menor que em outras aeronaves.
  • Iluminação especial em LED: as lâmpadas em LED com 16,7 milhões de cores que oferecem uma iluminação muito mais confortável, diferente a cada etapa de voo.
  • Mais espaço para bagagens: os compartimentos acima dos assentos podem acumular malas maiores ou mais de um volume por passageiro.
  • Mais leve e eficiente: parte da fuselagem da estrutura e da asa, cauda e portas é produzida com polímeros à base de fibra de carbono, deixando o avião mais leve, econômico e resistente a fadiga. Os novos e modernos motores Rolls-Royce Trent XWB são determinantes para a maior eficiência do modelo.
  • Mais sustentação e menos trepidação: a ponta das asas tem formato dobrado (winglet) com a função de reduzir a trepidação e o arrasto, além de melhorar a sustentação.
  • Para se ter uma dimensão melhor da economia, o novo A350 chega a gastar 25% menos combustível que o Boeing 777 e terá um custo operacional até 8% menor que um Boeing 787, modelo também operado pela Latam. É por isso que os A350 vão substituir o atual modelo de alta capacidade utilizado pela empresa.
    Os banheiros contam com um controle digital de temperatura da água da pia e com um espelho iluminado. O display de aviso de atar os cintos, não fumar e não utilizar equipamentos eletrônicos também foi totalmente remodelado.
  • Mas não é só para os passageiros que o A350 apresenta novidades. O avião é o único que possui 12 tubos pitot no seu bico, usados para medir a velocidade e o ângulo de voo. Na cabine dos pilotos há 6 telas de comando e sidesticks (como nos videogames) ao invés de manetes, para facilitar a pilotagem.

  • Para o Comandante Bruno “Harley” Menezes, Diretor de Operações e Treinamento, escalado pela TAM para acompanhar os jornalistas, a adaptação de um piloto de A330 para um A350 é muito rápida. “Apesar das inovações, ainda há muita similaridade nos comandos de todas as aeronaves Airbus”, afirmou o experiente aviador.
    A tripulação conta com espaços especiais para descansar durante o voo, os chamados “sarcófagos”. No novo A350 eles ficam na parte dianteira (2 camas) e nos fundos da cabine (6 camas).
  • O voo inaugural
    O voo JJ 3408 de Guarulhos para Manaus iniciou sua jornada com uma hora de atraso. Prevista para as 9:30, a decolagem só ocorreu às 10:40. Segundo o comandante, o motivo foi a troca da aeronave e a demora no carregamento, já que o A350 tem maior capacidade de carga. “Mas com certeza o atraso vai valer a pena”, disse, antes de enumerar alguns dos detalhes do novo avião.


  • Classe Executiva
    A configuração dos assentos da Premium Business é 2 x 2 x 2, com seis assentos por fileira. A cabine ficou bem elegante. As poltronas-cama tem acabamento em tecido em tons de cinza escuro e vermelho. O descanso para os pés (ottoman) tem acabamento em couro vermelho.






  • Os assentos da classe executiva reclinam 180 graus (full flat). Ficaram mais largos, bonitos e confortáveis que os dos Boeing 777 e 767 e infinitamente melhores que os dos Airbus A330 operados pela TAM. Foi um grande avanço em todos os aspectos.
    Um ponto que pode incomodar os passageiros mais exigentes é que configuração 2 x 2 x 2 não assegura acesso ao corredor a quem estiver sentado nas janelas e oferece menos privacidade que o formato 1 x 2 x 1 adotado por concorrentes como a Qatar (primeira a operar o A350) e American Airlines (na nova configuração de seus B787 e B777). Ainda assim, dá pra esticar as pernas e desviar do vizinho numa boa, caso dê vontade de ir ao banheiro no meio da noite.
  • Os controles de reclinação ficam no console que divide os assentos e têm acabamento em aço escovado. O apoio para copos é de madeira. Os assentos contam ainda com uma luminária individual retrátil.
    A TAM adotou um novo sistema de entretenimento de última geração. A tela touch screen de 18 polegadas ficou bem maior e com mais definição, por conta do uso de fibra óptica. Além do mapa de voo, é possível também visualizar a imagem de uma câmera que filma o que passa abaixo da aeronave e em breve será instalada outra na cauda. Há um controle remoto bem simples que permite utilizar o sistema mesmo com o assento reclinado ou em posição cama.
    O sistema operacional é novo e foi inspirado no IOS (utilizado nos celulares da Apple), permitindo a interação com os dispositivos pessoais, como celulares, tablets e computadores, através no TAM Entretainment via WI-FI. A quantidade de conteúdo disponível, no entanto, não é diferente das demais aeronaves operadas pela empresa.


  • O ponto negativo é que a aeronave não oferece acesso a internet. Isso não é uma limitação do avião, mas sim uma decisão de configuração da companhia aérea. Uma pena um equipamento tão novo não oferecer internet a bordo para os passageiros!
    Classe Econômica
    A configuração dos assentos é 3 x 3 x 3, com nove poltronas por fileira. É a similar a utilizada pela Qatar em seu A350. As poltronas das fileiras próximas às janelas têm acabamento em tecido azul e a fileira central em tecido vermelho. Os tons são suaves. O encosto para a cabeça é ajustável e mais escuro que o restante da poltrona.


  • A poltrona reclina bastante, trazendo um pouco mais de conforto para quem quer relaxar ou dormir durante o voo. Dentro dos padrões de uma classe econômica, os assentos são confortáveis e oferecem boa distância entre as poltronas.
  • Há um pequeno apoio para os pés flexível, que não oferece tanta sustentação. Cada grupo de 3 assentos dispõe de 2 tomadas de energia. A mesa de refeições é dobrável e possui um porta copos independente. Vale destaque a nova disposição dos enormes bagageiros, que contam com sistema de abertura suave e mais espaço para bagagens.






  • A TAM adotou um novo sistema de entretenimento de última geração. A tela individual touch screen tem 9 polegadas e uma ótima definição. O sistema operacional é novo e foi inspirado no IOS (utilizado nos celulares da Apple), permitindo a interação com os dispositivos pessoais, como celulares, tablets e computadores, através no TAM Entretainment via WI-FI. A quantidade de conteúdo disponível, no entanto, não é diferente das demais aeronaves operadas pela empresa.
    Dois pontos negativos: as telas de entretenimento são fixas. Se o passageiro da frente reclina a poltrona você praticamente é obrigado a fazer o mesmo, ou o ângulo da tela torna difícil assistir qualquer coisa. Além disso, a aeronave não possibilita acesso à internet. Isso não é uma limitação do avião, mas sim uma decisão de configuração da companhia aérea.
  • O bagageiro mais estreito fez com que as luzes de leitura e de sinalização ficassem sobre o assento da janela, bem distante do passageiro do corredor. Mas o acionamento é feito por meio da tela touch. A luz de leitura ficou bem mais fraca, o que pode ser bom para quem se incomodava com a claridade nos voos noturnos, e ruim para quem espera maior luminosidade para leitura, por exemplo.
  • O voo foi bastante tranquilo e o avião de fato oferece uma boa redução no ruído. A primeira impressão, contudo, é que o Boeing 787 é um pouco mais silencioso.
    Todos os passageiros receberam uma tag de mala comemorativa do A350 – a mesma oferecida aos que participaram da visita do modelo ao Brasil no ano passado.
    Após o pouso, batismo com jatos de água para saudar a chegada do novo avião e aplausos de todos os passageiros.
  • A aeronave oferece uma experiência de voo muito agradável para todos os passageiros. Os avanços tecnológicos são muito importantes e bem vindos, e vão trazer mais conforto aos passageiros das rotas de longo curso da TAM. É bom saber que em breve poderemos contar com inúmeras aeronaves A350 nos voos partindo do Brasil.












CÉUS CAVOK A TODOS VOCÊS!


CRÉDITOS NAS FOTOS/MELHORES DESTINOS E AIRPLANE-PICTURES.

GOL é autorizada a usar navegação por satélite em mais uma pista do Santos Dumont.



 Pioneira no Brasil a realizar pousos com o sistema de navegação por satélite RNP-AR (Performance de Navegação com Autorização Requerida), a GOL Linhas Aéreas Inteligentes recebe autorização da Agência Nacional de Aviação Civil para efetuar este procedimento de aproximação no sentido da Ponte Rio-Niterói para o Pão de Açúcar e também na direção inversa, utilizando a pista 02 do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
“Com essa permissão, a GOL será a única companhia aérea a operar em ambas as pistas com RNP-AR, possibilitando que mais clientes sejam beneficiados pela tecnologia que permite o pouso no aeroporto mesmo em condições de meteorologia adversa. O sistema oferece ainda mais precisão nas aproximações, além de permitir descidas constantes, tornando o voo mais confortável. Este sistema aprimora a trajetória da aeronave até a pista de pouso”, destaca Sérgio Quito, vice-presidente de Operações da companhia.
Quito explica, ainda, que além do ganho imediato de eficiência operacional, os clientes também serão beneficiados. “Desde que iniciamos a operação RNP-AR no aeroporto Santos Dumont conseguimos diminuir muito o número de operações impactadas devido ao mau tempo. Em alguns dias de contingência, por exemplo, fomos a única companhia a pousar neste aeroporto. Com a homologação de mais uma pista, o número de voos desviados ou cancelados deve diminuir ainda mais, proporcionando mais segurança, pontualidade e regularidade aos clientes que viajam conosco para o Rio de Janeiro”, finaliza o vice-presidente.
O RNP-AR é um procedimento de aproximação por instrumentos que independe de equipamentos instalados em solo para pousar, permitindo descidas mais lineares e constantes. Desta forma, o percurso por semana é reduzido, economizando 120 quilos de combustível por voo. E isso reflete diretamente na redução de gases causadores do efeito estufa (CO2). Outro efeito positivo é a diminuição do ruído dos motores, uma vez que a potência deles é menor durante a trajetória.
O sistema de navegação por GPS é o responsável por garantir a alta precisão da tecnologia proporcionando ganhos em relação a outros tipos de aproximação em condições de nevoeiro de forma totalmente segura.
A GOL foi a primeira companhia certificada para utilizar esse tipo de procedimento no país, em 2013, disponível apenas no aeroporto Santos Dumont (RJ). A empresa General Eletric (GE), foi parceira importante da companhia na construção da base de dados. Além disso, o time de pilotos da companhia é constantemente treinado e capacitado para operar uma aproximação RNP-AR.




CÉUS CAVOK A TODOS VOCÊS!

AIRBUS INICIA MONTAGEM FINAL DO A350-1000


O A350-1000 em fase final de produção será o primeiro de três jatos que serão usados em testes de certificação. A previsão é de que a nova aeronave entre em operação comercial em 2017, com a companhia Qatar Airways, que também foi o cliente lançador do A350-900.
Como explicou a fabricante, o primeiro A350-1000 está na “Estação 50”, onde as diferentes partes da fuselagem (o “charuto”) são unidas e o trem de pouso é instalado. Terminada essa fase, o avião em construção será enviado à “Estação 40”, para instalação das asas, e em seguida para a “Estação 30”, onde o interior e equipamentos de voo são montados.
Grande expoente da nova geração de jatos comerciais, ao lado do Boeing 787, o A350 vem atraindo a atenção das companhias aéreas devido ao seu baixo consumo de combustível. O novo jato da Airbus promete uma economia de até 20% comparado às aeronaves da geração anterior. Apesar do “apetite” moderado, o A350-1000 terá os motores a jato mais potentes já utilizados em um avião da Airbus – os turbofans Rolls Royce Trent XWB-97 geram 97.000 lbf de empuxo cada, algo como um “sopro” equivalente a 13 toneladas.
Segundo dados preliminares da Airbus, o novo A350-1000 terá alcance de 14.800 km, que é inferior a do A350-900, que tem autonomia de 15.000 km. O jato ainda poderá alcançar a velocidade máxima de 945 km/h e decolar pesando até 308 toneladas – o A350-900 alcança a mesma velocidade e pode decolar com peso máximo de 268 toneladas.



A Airbus tem pedidos pelo A350 a perder de vista. Já foram encomendados 580 unidades do A350-900 e mais 181 pelo A350-1000, que ainda nem voou – o primeiro voo deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano.
Além desses dois modelos, a fabricante também trabalha no desenvolvimento do A350-800, que será o menor da série, com 60,5 metros de comprimento e capacidade para até 280 passageiros (em três classes).
O projeto do A350-800, porém, segue a passos lentos e não tem data definida para entrar em operação, se isso de fato acontecer. Ao contrário dos modelos “900” e “1000”, o A350 mais curto não despertou o interesse da clientela como seus irmãos maiores, que estão sendo produzidos em ritmo acelerado.
A companhia Tam, que iniciou recentemente suas operações com a nova aeronave, já encomendou 10 unidades do A350-1000 e outros 14 exemplares do A350-900. Os modelos da Airbus vão substituir os atuais Boeing 777 da empresa.
As empresas Azul e Avianca também encomendaram o Airbus A350-900.







CÉUS CAVOK A TODOS VOCÊS!