terça-feira, 28 de agosto de 2018


torre de controle ou torre de controlo é uma parte do aeródromo responsável pelo controle de tráfego aéreo nas proximidades deste aeródromo. Costuma ser a estrutura mais alta de um aeroporto, sendo que a sua altura pode variar entre alguns poucos metros a várias dezenas de metros. Ela possui esta altura de acordo com a sua necessidade de visão das áreas cujo controle aéreo ela efetua, seja em terra ou no ar. Formalmente a Torre de Controle presta o denominado Serviço de Controle de Aeródromo além dos Serviço de Alerta e Serviço de Informações de Voo. O serviço de controle de aeródromo é prestado quando num aeródromo existe torre de controle e relativo a aeródromos, pode haver diversos tipos de operação:
  • Aeródromos que não possuem Torre e nem qualquer outro serviço ATS: diz-se aeródromo não controlado
  • Aeródromos que não possui Torre, porém possuem o Serviço ATS Serviço de Informação de Voo: diz-se aeródromo não controlado com serviço FIS
  • Aeródromos com Torre de Controle: diz-se aeródromo controlado
Quando um aeroporto possuir Torre de Controle, a mesma poderá ser dividida em até mais duas posições de controle cujo objetivo é descongestionar a frequência da TWR e facilitar o controle das aeronaves. São elas :
  • Autorização de Tráfego ou Clearance – É a posição as aeronaves recebem autorização do FPL. Após recebida a autorização, o PIC disporá de até no máximo 5 minutos, ( acordo com o regulamento) para efetuar ajustes e cumprimento de procedimento,s antes de “chamar’ a posição “Controle Solo” . Caso não exista a posição “Autorização de Tráfego”, a autorização do FPL será dada pelo Controle Solo e na inexistência deste , pela própria posição TWR.
  • O "Serviço de Solo” (GND) - É a posição da torre da qual as aeronaves recebem autorização para trafegar pela área de manobras do aeroporto.
A torre de controle pode ou não possuir radar para a visualização do tráfego aéreo em suas proximidades. O radar facilita o trabalho dos controladores de tráfego aéreo e aumenta a segurança e confiabilidade das operações realizadas pela torre. A comunicação entre a torre de controle e os pilotos das aeronaves é efetuada através de rádios comunicadores, os quais ficam sintonizados nas frequências aeronáuticas que estão compreendidas entre 118,00 MHz e 136,00 MHz. Nem todos os aeródromos possuem torre de controle.
Dependendo da localidade onde exista a torre de controle, seu funcionamento pode ser contínuo ou em horários específicos. A torre de controle faz parte de um elo de órgãos de controle de tráfego aéreo o qual é ainda formado pelo controle de aproximação e pelo centro de controle de área, os quais controlam espaços aéreos de maior área do que o da torre de controle.

Controle de aproximação

controle de aproximação ou APP (do inglês approach control) é um órgão ATC (órgão de controle de tráfego aéreo) que atua em um espaço aéreo do tipo CTR (Zona de Controle) e/ou TMA (Área de Controle Terminal), geralmente (não sempre) de 40 milhas náuticas (74 km) de raio, com o propósito de monitorar e controlar (emitir orientações e comandos) aos pilotos das aeronaves que estão se aproximando para pouso nos aeródromos ou que decolaram e estão se afastando.
Quando uma aeronave se aproxima de um determinado aeródromo, estando a poucos minutos de seu pouso (cerca de 10 km do aeródromo de destino), o APP transfere o controle de tráfego dessa aeronave para a torre de controle (TWR). Do mesmo modo, quando uma aeronave decola de algum aeródromo e afasta-se mais do que (aproximadamente) 10 quilômetros, a TWR transfere o controle de tráfego dessa aeronave para o APP.
No Brasil existem 47 APP.

Centro de controle de área

Centro de controle de área ou simplesmente ACC (do inglês Area Control Center) é um órgão ATC (órgão de controle de tráfego aéreo) cuja função precípua consiste em:
  • Prover controle de tráfego aéreo a todas as aeronaves que estejam trafegando dentro de aerovias (AWY), de áreas de controle (CTA) ou de áreas de controle do espaço aéreo superior (UTA) da jurisdição desse ACC. Esses tráfegos (movimentos de aeronaves) basicamente consistem nos deslocamentos das aeronaves que se encontram em voo cruzeiro (voo reto e nivelado, geralmente a grandes altitudes); e
  • Prover dois serviços de tráfego aéreo (ATS), para as aeronaves que estejam fora do espaço aéreo controlado porém dentro de uma FIR: o Serviço de Informação de Voo (FIS - Flight Information Service) e o Serviço de Alerta (ALRS - Alerting Service).
Existem ACC dotados de radar de rota e outros que não dispõem de tal equipamento, situação em que o serviço é prestado via fonia (rádio). É o caso da cobertura sobre grandes áreas de oceanos ou regiões remotas.