O Airbus A320neo é uma família de aeronaves bimotoras turbofan desenvolvida e fabricada pela Airbus. O A320neo substitui as aeronaves da família A320 original, que agora é referida como A320ceo, pois significa "antiga opção de motor". Além dos novos motores, o programa de modernização também incluiu melhorias como refinamentos aerodinâmicos, winglets, redução do peso, nova cabine de passageiros com maior espaço para bagagem de mão e sistema de purificação de ar melhorado. Os clientes terão a opção entre os motores CFM International LEAP-X ou Pratt & Whitney PW1100G.
Até novembro de 2017, a Airbus recebeu 5 254 pedidos da aeronave. O primeiro A320neo foi apresentado em Toulouse em 1 de julho de 2014. O primeiro voo ocorreu em 25 de setembro de 2014. A certificação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação(AESA) e da Administração Federal de Aviação (FAA) foi entregue em 24 de novembro de 2015. Em 25 de janeiro de 2016, o A320neo entrou em serviço com a Lufthansa. Seis meses depois, em Farnborough, o CEO da Airbus John Leahy informou que as aeronaves em operação naquele momento haviam atingido um índice de confiabilidade de 99,7%.
Design e desenvolvimento
Pacote de melhorias
Em 2006, a Airbus anunciou o "A320 Enhanced" (A320E), uma série de melhorias visando uma economia de combustível de 5%, com a adição de winglets, melhorias aerodinâmicas, redução de peso e uma nova cabine de passageiros. Na mesma época, o diretor de operações da Airbus, John Leahy, confirmou o interesse da Airbus em produzir uma nova versão do A320 nos próximos anos. Melhorias dos motores, reduzindo o consumo de combustível em 1%, foram realizadas também neste pacote de melhorias em 2007, nos motores CFM International CFM56 e IAE V2500.
Durante o show aéreo de Dubai em 2009, a Airbus anunciou um novo modelo de sharklet, mais longo e curvado apenas para cima. A instalação deste sharklet adiciona 200 quilogramas(440 libras) no peso da aeronave, porém oferece uma economia de combustível de 3,5% em voos de longa distância. Possui cerca de 2,5 metros (8 pés) de altura e permite uma redução de 700 toneladas anualmente na emissão de dióxido de carbono por aeronave, já que os sharklets reduzem o arrasto induzidoda aeronave.
Em dezembro de 2011, a Airbus entrou com uma ação no estado americano do Texas sobre a empresa Aviation Partners, com alegações de violação de suas patentes do design dos sharklets, que foram concedidas em 1993. O primeiro A320E, equipado com os sharklets, foi entregue à Air New Zealand no show Aéreo de Paris de 2013, oferecendo um aumento de carga útil de 450 quilogramas (990 libras) e um aumento no alcance de 100 milhas náuticas (190 quilômetros).
Cabine
A nova configuração de cabine aumenta o espaço, tendo nos fundos da aeronave uma galley e dois lavatórios moduláveis. Após realocar as portas de saída de emergência, permitiu-se a adição de vinte passageiros na versão A321neo e nove passageiros na versão A320neo, mantendo o mesmo espaço entre poltronas que na versão original.A nova cabine de passageiros oferece um visual mais moderno, um novo purificador de ar e um catalisador para remover odores desagradáveis do ar e diodos de luz para a iluminação ambiente, que são controlados através de painéis touchscreen, disponíveis para os comissários. Esta versão também possui um compartimento de bagagem maior.
A mudança no design interior proporcionou, além de maior conforto para os passageiros, uma economia de combustível de 6%. A ampliação das portas de saída de emergência adicionou 100 quilos no peso total da aeronave.
O cockpit foi desenhado semelhante à versão original, para que pilotos certificados possam pilotar as duas versões, com apenas 24 horas de treinamento. Pela primeira vez, a Airbus utilizou totalmente o "glass cockpit", retirando todos os dispositivos analógicos, substituindo-os por telas de LCD. Além disso, os assentos foram redesenhados, proporcionando mais conforto para os pilotos e reduzindo o cansaço acumulado em viagens longas, e os vidros para-brisas foram aumentados, ampliando o campo de visão dos pilotos.
Nova opção de motores
No show aéreo de Singapura, em 2010, a Airbus informou que o anúncio oficial da aeronave seria feito no show aéreo de Farnboroughde 2010. Mesmo antes do anúncio oficial, a Airbus já anunciou que os motores utilizados seriam o CFM International LEAP-X e Pratt & Whitney PW1100G. Os novos motores utilizam 16% menos combustível em relação aos motores CFM International CFM56, utilizados na versão original, e o custo de manutenção dos motores será 30% menor.
Em 1 de dezembro de 2010, a Airbus lançou oficialmente o A320neo ("New Engine Option"), com um alcance adicional de 950 quilômetros ou duas toneladas adicionais de carga extra, planejando entregar quatro mil aeronaves em 15 anos. Inicialmente prevista para a primavera de 2016, a primeira entrega foi feita em outubro de 2015. A Airbus anunciou cerca de 15% de economia de combustível em relação à versão anterior, mantendo 95% de comunalidade no design da versão original.
Os dois motores que estavam disponíveis para a aeronave tiveram um número de aquisição semelhante, o que ajudou a reduzir os atrasos associados com grandes mudanças. A reorganização da cabine permitiu que fossem adicionados mais vinte passageiros, com uma economia de 20% no consumo de combustível por assento. O primeiro A320neo foi apresentado ao público pela primeira vez 1 de julho de 2014, na fábrica da Airbus em Toulouse. Esta versão teve uma redução na emissão de ruídos para 80 decibéis.
O primeiro voo ocorreu em 25 de setembro de 2014, partindo do aeroporto de Toulouse-Blagnac. A versão com motores Pratt & Whitney PW1100G foi certificada pela Administração Federal de Aviação (FAA) em 19 de dezembro de 2014. O primeiro voo realizado sem atrasos de datas foi uma vantagem do A320neo sobre os concorrentes, já que outras aeronaves como o Bombardier CSeries e o Boeing 737 MAX tiveram grandes atrasos no primeiro voo. A primeira entrega foi feita para a Lufthansa, que recebeu a aeronave em 20 de janeiro de 2016.
Estas melhorias na estrutura aerodinâmica da aeronave podem atingir um consumo de combustível cerca de 15% menor por aeronave, custos operacionais 8% mais baixos, redução na emissão de ruídos e redução na emissão de óxido de azoto (NO) em pelo menos 10%, em comparação com a série original, bem como um aumento de cerca de 500 milhas náuticas (900 quilômetros) no alcance. Uma nova organização da cabine permitiu mais vinte passageiros na classe econômica.
Variantes
A319neo
A Airbus oferece quatro variantes da aeronave, as versões A319neo, A320neo, A321neo e A321LR.
O modelo encontra-se em desenvolvimento e a companhia lançadora será a Qatar Airways, que está programada para receber sua primeira aeronave em 2020. É a menor versão da aeronave, podendo carregar até 165 passageiros, a uma distância máxima de 7 750 quilômetros.
A320neo
A variante A320neo foi a primeira a voar e entrar em serviço. Com um peso máximo de decolagem de 79 toneladas, possui capacidade para 165 passageiros em uma configuração comum de duas classes, com um alcance de 6 850 quilômetros. Segundo a Airbus, esta variante possui uma economia de combustível de 16% por assento e um custo operacional 25% menor, em comparação com as versões anteriores. Esta variante é projetada para competir com o Boeing 737-8 MAX, ao mesmo tempo que substitui as versões anteriores do Airbus A320.
A Lufthansa foi a primeira companhia a receber esta versão. O primeiro A320neo fez seu primeiro voo em 25 de setembro de 2014. As certificações da Agência Europeia para a Segurança da Aviação e da Administração Federal de Aviação foram recebidas em 24 de novembro de 2015.
A321neo
A companhia de leasing International Lease Finance Corporation será o primeiro cliente a receber a aeronave. O protótipo de testes voou pela primeira vez em 9 de fevereiro de 2016. No entanto, o avião sofreu um tailstrike três dias depois, fazendo com que a aeronave ficasse em manutenção por três semanas na base da Airbus em Toulouse. As certificações da Agência Europeia para a Segurança da Aviação e da Administração Federal de Aviação foram recebidas em 15 de dezembro de 2016. O A321neo é a maior variante fabricada, com 44 metros de comprimento e pode acomodar até 206 passageiros em uma configuração comum de duas classes, com um alcance de 3 700 milhas náuticas (6 850 quilômetros). Com uma configuração interna de assentos 3-3, a aeronave é projetada para substituir o Airbus A321 e para competir com o Boeing 737-9 MAX e Boeing 737-10 MAX. Segundo a Airbus, esta variante possui uma economia de combustível de 16% por assento e um custo operacional 25% menor, em comparação com as versões anteriores.
A321LR
A variante A321LR (Long Range) terá seu peso máximo de decolagem aumentado para 97 toneladas e sua capacidade de combustível de 23 700 litros para 32 940 litros, sendo habilitado para fazer voos de até nove horas, sem precisar fazer escala. A TAP Portugalencomendou 24 aeronaves e irá utilizar a aeronave para voos sem escala entre Lisboa e cidades brasileiras e americanas. Na configuração que será utilizada pela TAP, em duas classes comuns, a aeronave teria uma capacidade para 168 passageiros, porém a configuração interna poderá ser reajustada. A aeronave está prevista para entrar em serviço em 2022.