terça-feira, 6 de fevereiro de 2018


Royal Air Maroc

Royal Air Maroc, mais conhecida por RAM, é a companhia aérea nacional de Marrocos, com sede na cidade de Casablanca. Opera voos internacionais com destinos em África, Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul. Também opera voos domésticos e fretados, inclusive para o Hadj. O seu principal centro de operação é o Aeroporto Internacional Mohammed V (CMN), em Casablanca. A Royal Air Maroc é membro da Arab Air Carriers Organization.


História e Expansão

A empresa foi criada em 1953 como Compagnie Cherifienne des Transports Aériens(CCTA) e iniciou as suas operações com voos locais através de aviões JunkersJU-52. O actual nome Royal Air Maroc foi adaptado após a independência de Marrocos. Os primeiros destinos internacionais foram inaugurados a partir de 1957, a partir da base principal em Casablanca.
Ao longo dos anos a empresa foi crescendo, foram introduzidos os primeiros aviões a jacto em 1960, os Caravelle SE210. Na década de 1970 foram adquiridos os primeiros Boeing 727 e Boeing 707. Em finais da década, a companhia aérea já era uma das principais empresas de aviação no continente africano com uma vasta rede de destinos na Europa, América do Norte, Médio Oriente e África. Nos anos 80, foram adquiridos os primeiros Boeing 757 e Boeing 747, e com a inauguração do novo aeroporto internacional de Casablanca (Aeroporto Mohammed V) a empresa passou a ter uma base de operações moderna.
Ao longo destes anos, os aviões mais antigos foram substituídos e na década de 1990 a empresa já dispunha de uma das mais modernas frotas de empresas aéreas africanas.
Com a entrada em vigor de um acordo de “céu aberto” entre a União Europeia e Marrocos, a empresa terá maior margem de manobra para crescer, expandir e investir no mercado europeu. A expansão do aeroporto internacional de Casablanca (Mohammed V) através da construção de uma nova pista de descolagens e aterragems, e um novo terminal, também será uma oportunidade de crescimento para esta empresa.
Grupo Royal Air Maroc é atualmente detido pelo estado marroquino (95,95%) e pelo Grupo Air France (2,86%) e existem planos para a sua privatização. O Grupo Royal Air Maroc detém também a Atlas Blue (companhia aérea de baixo custo “low cost”) com 99%, a Air Senegal International com 51% e a Air Mauritanie com 51%.Rede de destinos
Marrocos: Agadir, Al Hoceima, Casablanca, Essaouira, Fez, Laayoune, Marraquexe, Nador, Ouarzazate, Oudja, Rabat, Tanger
África: Argel, Constantine, Oran, Cotonou, Ouagadougou, Malabo, Douala, Yaoundé, Kinshasa, Brazzaville, Abidjan, Cairo, Libreville, Accra, Tripoli, Monrovia, Bamako, Nouakchott, Niamey, Lagos, Dakar, Freetown, Lomé, Tunis, Praia
Ásia / Médio Oriente: Beirut, Dubai, Jeddah, Riyadh
Europa: Bruxelas, Bordéus, Lille, Lyon, Marselha, Basileia/ Mulhouse, Nantes, Nice, Paris, Estrasburgo, Toulouse, Dusseldorf, Frankfurt, Bolonha, Milão, Roma, Turim, Veneza, Amesterdão, Barcelona, Las Palmas, Madrid, Málaga, Sevilha, Valência, Lisboa, Porto, Genebra, Zurique, Istambul, Londres
América do Norte: Montreal, Nova Iorque
América do Sul: São Paulo e, a partir de maio de 2016, Rio de Janeiro (Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim - Galeão)

Frota

A Royal Air Maroc efectua operações através da seguinte frota (Dados de 14 de outubro de 2017)
Frota Royal Air Maroc
AeronaveTotal
Passageiros
(Prémium/Executiva)
RotasNotas
Airbus A3201
ATR 72-6005
Boeing 737-3001Médio CursoCarga
Boeing 737-7006126/149Médio Curso
Boeing 737-80032162 / 189Médio Curso
Boeing 747-4001351Longo Curso
Boeing 767-3004181 / 252Longo CursoAeronave de subsituição: Boeing 787-8
Boeing 787 Dreamliner5
Embraer ERJ-1904
Total59
A idade média da frota da Royal Air Maroc era de 8.8 anos em Agosto de 2017.

Patrocínios

A empresa anunciou juntamente com o Santos Futebol Clube, uma parceria, onde a companhia aérea marroquina estampará sua marca nos ombros do uniforme do Clube Brasileiro por um ano, a partir de janeiro de 2016. O contrato é renovável por mais duas temporadas.

Montagens das Imagens 

FONTE