quinta-feira, 1 de setembro de 2016

LATAM RECEBE PRIMEIRO A320NEO DAS AMÉRICAS



O grupo Latam Airlines recebeu nesta segunda-feira (29) seu primeiro jato A320neo, na fábrica da Airbus em Toulouse, na França. A companhia, formada pela fusão das empresas Lan Chile e Tam, será a primeira das Américas e quinta no mundo a operar a nova geração da aeronave – o cliente lançador do aparelho foi a empresa alemã Lufthansa.
Como informou a Latam, o primeiro A320neo do grupo decolará de Toulouse nesta terça-feira (30), e chegará ao Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, amanhã (31). Os primeiro voos comerciais do novo jato começam em setembro, inicialmente em rotas domésticas no Brasil, e, a partir de novembro, o modelo será operado em rotas internacionais na América do Sul.

“O passageiro da Latam terá a oportunidade de ser o primeiro do continente a voar na mais nova aeronave da Airbus, o que demonstra o nosso comprometimento em oferecer a frota com tecnologia mais avançada, eficiente e confortável”, afirmou Enrique Cueto, CEO do Grupo LATAM Airlines. Na mesma cerimônia de entrega, a companhia também recebeu seu quarto A350, o primeiro com a nova imagem do grupo.
“Ao longo dos anos, Airbus e LATAM cresceram juntas e hoje são parceiras no dinâmico mercado de aviação na América Latina. Por este motivo, estamos especialmente orgulhosos pelo fato de que o primeiro A320neo nas Américas voará com a identidade Latam”, afirma Fabrice Brégier, presidente e CEO da Airbus.
O A320neo da Latam está configurado com 174 assentos com largura de 45 cm. As companhias Azul e Aviancatambém encomendaram o novo jato da Airbus.
A nova família A320neo incorpora novas tecnologias aeronáuticas que reduzem o consumo de combustível em até 15%, comparado ao desempenho da série atual. Os principais componentes de nova geração são os “sharklets”, dispositivos aerodinâmicos montado nas pontas das asas e o motores mais eficientes.




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JOE SUTTER, “PAI” DO BOEING 747, MORRE AOS 95 ANOS


Joe Sutter, também conhecido como o “Pai do 747”, morreu nesta terça-feira (30), nos Estados Unidos, aos 95 anos de idade. As causas da morte não foram divulgadas pela família. Ex-engenheiro da Boeing e com status de lenda na aviação, Sutter liderou o desenvolvimento do jato 747, aeronave que revolucionou o transporte aéreo em massa com a primeira aeronave “widebody”, hoje padrão em modelos de grande porte.
Descendente de eslovenos, Sutter nasceu em Seatle, que também é a “casa” da Boeing, onde ingressou em 1943, quando ainda cursava engenharia aeronáutica na Universidade de Washington. Antes de assumir o projeto do Jumbo, o engenheiro trabalhou em melhorias em diversas aeronaves da Boeing, como o 377 Stratocruiser e o 367-80 (também conhecido como Dash-80), o primeiro avião a jato produzido pela fabricante americana.
utter também participou dos projetos dos jatos 707, 727 e o 737. Uma de suas contribuições foi a ideia de instalar os motores nas asas do 737, e não na parte traseira da fuselagem, como se fazia na maioria dos jatos nos anos 1950 e 1960. Durante toda sua carreira, o engenheiro participou somente de projetos de aeronaves comerciais.
Em 1965, foi indicado para liderar o desenvolvimento do 747, que decolou pela primeira vez em 9 de fevereiro de 1969. O Jumbo foi o primeiro jato “widebody” (“corpo largo”), aeronaves com longos corredores e cabines largas, que podem acomodar até 10 passageiros transversalmente. Essa configuração hoje pode ser vista em todos os aviões comerciais que realizam voos de longo curso.
O grande porte do 747 também permitiu aumentar a capacidade de combustível da aeronave, ampliando o alcance dos aviões a um novo nível, permitindo viagens entre continentes sem escalas e com grandes contingentes de passageiros – o primeiro 747-100 transportava cerca de 400 passageiros, em três classes, e alcance próximo dos 10.000 km.
Em 1985, Sutter recebeu a Medalha Nacional de Tecnologia dos EUA do presidente Ronald Reagan e, no ano seguinte, se aposentou do trabalho em tempo integral na Boeing após uma carreira de 40 anos na fabricante.
Sutter também serviu na comissão presidencial que investigou a explosão do ônibus espacial Challenger, em 1986, e continuou trabalhando como consultor para a Boeing até o início deste ano, quando se aposentou oficialmente. O Pai do 747 também esteve envolvido em evoluções da aeronave ao longos dos anos, como as séries 747-400 e a mais recente 747-8, e por muitos anos também trabalhou como consultor de companhias aéreas, particularmente na região da Ásia-Pacífico.



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