quarta-feira, 6 de junho de 2018

Deutsche Lufthansa AG é uma empresa alemã da aviação mundial, que opera no transporte aéreo de passageiros, com logística para manutenção, reparo e operação, fornecendo também serviços de TI. O Grupo Lufthansa inclui mais de 400 subsidiárias e empresas associadas. O Grupo Lufthansa transportou 104,5 milhões de passageiros em 2013 e ocupa a nona posição das maiores companhias aéreas do mundo.

História

Nos anos 1920, período em que a Europa ainda sofria as consequências da Primeira Guerra Mundial, ainda se era muito esperado o fato de poder voar em uma aeronave na qual o clima, como a chuva, e as estações, como o inverno, não atrapalhasse em nada, nas viagens dos passageiros. As viagens eram realizadas, de preferência, sobre as linhas ferroviárias durante a luz do sol, sem comunicação via rádio. A aviação da Alemanha, possuía um número pequeno de companhias aéreas, e dessas poucas, restaram duas companhias, a Deutscher Aero Llyod, e a Junkers Luftverkehr. Então, As únicas duas companhias aéreas vigentes na Alemanha, resultaram na Deutsche Luft Hansa AG, no dia 6 de janeiro de 1926.
A Segunda Guerra Mundial estava perdendo seu efeito, mas a Guerra Fria vigorou nesta década. Acontecia de pilotos russos e alemães trabalharem juntos nos voos, mas a antiga capital do Reich não permitiu, intencionalmente por décadas, que esses pilotos estrangeiros passassem nos aeroportos de Berlim, Tempelhof, e Tegel. Em consequência, a Lufthansa desenvolveu centros em HamburgoColônia, e em Frankfurt am Main, porque teve de tirar sua sede de Berlim. Com a guerra estourada na Europa e no mundo, a Lufthansa teve que servir ao governo, com voos de transportes e operações técnicas. O transporte de passageiros que estavam em países neutros, em relação à guerra, foi extremamente importante para a empresa poder continuar servindo, assim, empresários e diplomatas realizaram voos neste período. Mas em 1945, não se tinha outra opção a não ser suspender os serviços, bem como o uso do Aeroporto de Berlin-Tempelhof, por exemplo, graças ao malogro bélico alemão.
Ainda com dificuldades internacionais, surge a Crise do Petróleo em 1973 e em 1979, que deixou as várias empresas do mundo todo, inclusive a Lufthansa, com a economia inferior. Isto foi ruim, pois o petróleo é indispensável nos voos das aeronaves, assim como a matéria-prima do querosene, cujo valor aumentou significantemente também. Os profissionais da empresa então tiveram de diminuir os gastos de certos produtos, e como esta empresa, uma quantidade fabricantes também teve de reduzir os gastos na produção. Contudo, a empresa conseguiu nesta década adquirir "Jumbos" Boeing 747, que são aeronaves de fuselagem larga, que começaram a atuar na empresa em 26 de abril de 1970. O mundo estava com uma crise política. A Lufthansa adquire novos aviões a jato com velocidade e capacidade superiores, reestruturando toda a frota usada nos cursos das linhas aéreas. Entre essas novas aeronaves, estavam os aviões do modelo 707 da Boeing, funcionais para viagens de longo curso. Com isso, as viagens passaram a ter menores intervalos. As tarifas, para trafegar nas linhas aéreas, foram diminuídas, principalmente nas linhas do Atlântico Norte.
A Alemanha Ocidental está agora junta com a Alemanha Oriental, com a queda do Muro de Berlim, voltando a sede para Berlim. As linhas aéreas já existiam em maior quantidade, e as escalas já funcionavam mais rapidamente, quando comparado aos anos 1970. Neste tempo, a empresa toma uma maior estrutura em sua relação com o meio ambiente e os funcionários.
A Crise de 1990 declinou a economia da empresa, podendo esta falir. A empresa, então, procurou buscar novas parcerias. Então, no dia 14 de maio de 1997, a Lufthansa se une a outras companhias aéreas, pela Star Alliance. E um pouco mais adiante, ainda em 1997, a empresa se privatiza.
Desde 2000, a empresa fez várias encomendas de aeronaves para sua frota. Em 2001, quinze aeronaves Airbus A380 são adquiridos. De 2001 a 2005, a empresa se concentra em negócios regionais, e a Star Alliance cresce com novas companhias aéreas atuando nesta. Dentro das aeronaves, a Classe Executiva das aeronaves já oferecia aos clientes conexão com banda larga à Internet. Em 2005, a SWISS é integrada ao grupo Lufthansa, consolidando a Lufthansa entre as maiores companhias aérea da Europa. De 2006 a 2008, a empresa encomendou vinte aeronaves Boeing 747-8, sendo a primeira empresa que adquiriu estes. A empresa planejou o percurso, o hangar de manutenção, e a área terminal das aeronaves Airbus 380. 
Lufthansa Cargo com a DHL Express, funda a AeroLogic, para aprimorar o serviço de carga aérea da Lufhansa. A Lufhansa e seus aliados pela Star Alliance, crescem a sua aliança comercial com outras empresas aliadas ao grupo, sendo até este período vinte e um membros no total.