BOEING 737-800 NG
Produtiva, Progressiva, Flexível e Familiar
As aeronaves da família 737 Next-Generation – os modelos 737-600/-700/-800/-900ER – mantêm a popularidade e a confiabilidade do 737 como jato de transporte comercial. A família Next-Generation já conta com mais de 6.200 aeronaves encomendadas e, juntas, as encomendas da família 737 ultrapassam 9.300 unidades. Até 31 de dezembro de 2011, a Boeing entregou mais de 7.000 aeronaves 737 e naus de 3.800 737 Next-Generation. Em 2011, a Boeing manteve o recorde anual com 372 aeronaves entregues.
Dois modelos de aeronave entregues em 2007
Dois modelos da aeronave 737 Next-Generation foram certificados e entraram em serviço em 2007.
O modelo 737-900ER (Extended Range) foi lançado em 18 de julho de 2005, com 30 aeronaves encomendadas pela indonésia Lion Air. A aeronave foi certificada pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) em 20 de abril de 2007, e validada pela agência reguladora indonésia em 26 de abril. A Lion Air recebeu sua primeira aeronave 737-900ER em 27 de abril de 2007. A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA, na sigla em inglês) concedeu sua certificação em 22 de abril de 2008.
O modelo 737-700ER foi lançado em 31 de janeiro de 2006, quando a All Nippon Airways (ANA) converteu uma encomenda de duas aeronaves para o novo modelo. Inspirada nos jatos executivos da Boeing, essa versão foi criada para aplicações comerciais de longo alcance e tem o maior alcance de toda família de 737 para uso comercial. A certificação da FAA foi concedida em 1 de fevereiro de 2007 e a agência reguladora japonesa validou o modelo logo depois. A ANA recebeu sua primeira 737-700ER em 14 de fevereiro de 2007 e, a segunda, em 16 de agosto.
Os três primeiros modelos Next-Generation foram entregues entre 1997 e 1998
A Boeing certificou e entregou os três primeiros modelos da família Next-Generation em menos de um ano.
O modelo 737-700 foi lançado em novembro de 1993, com 63 aeronaves encomendadas pela Southwest Airlines. Em 7 de novembro de 1997, o 737-700 recebeu a certificação de tipo da FAA. A primeira aeronave foi entregue em dezembro do mesmo ano. As Autoridades Comuns da Aviação da Europa (JAA, na sigla em inglês) validaram o modelo em 19 de fevereiro de 1998.
O segundo modelo, o 737-800, foi lançado em 5 de setembro de 1994, com compromissos de compra de mais de 40 aeronaves. O 737-800 recebeu a certificação da FAA em 13 de março de 1998 e a validação de tipo da JAA em 9 de abril. A primeira entrega foi para a aérea alemã Hapag-Lloyd, no primeiro semestre de 1998.
A companhia aérea Scandinavian Airlines (SAS) foi a primeira a companhia a voar o terceiro modelo, o 737-600, em 15 de março de 1995, ao encomendar 35 unidades da aeronave. O 737-600 recebeu a certificação de tipo da FAA em 14 de agosto de 1998 e foi validado pela JAA em 4 de setembro. A primeira aeronave 737-600 foi entregue à SAS no terceiro trimestre de 1998.
De 1997 a 2003, a Boeing ofertou o modelo 737-900. Foram entregues 52 aeronaves, a seis clientes. O modelo foi lançado pela Alaska Airlines, que recebeu a primeira de suas 10 aeronaves em maio de 2001. Os clientes começaram a encomendar seu sucessor, o 737-900ER, um modelo de maior capacidade e alcance, em 2005.
Entregar valor aos clientes é fundamental
O 737, um modelo de curto a médio alcance, baseia-se em uma importante filosofia da Boeing – oferecer valor agregado às companhias aéreas, com confiabilidade, simplicidade e menor custo de operação e manutenção. Além disso, os modelos 737 mais recentes oferecem uma moderna cabine de pilotagem, equipada com a mais avançada tecnologia de navegação atualmente disponível. As companhias aéreas têm a opção de disponibilizar às suas tripulações de voo o mais recente formato de visor, comum em modelos como o 777, ou manter os dados no mesmo formato dos primeiros modelos 737.
Uma família de aeronaves com diferentes opções de tamanho
A família 737 Next-Generation é oferecida hoje em quatro tamanhos, comportando de 110 a 220 assentos. O 737-600 é o menor membro da família e comporta de 110 a 132 passageiros. O 737-700 pode transportar de 126 a 149 passageiros. O 737-800 acomoda de 162 a 189 passageiros. Por fim, o 737-900ER, o mais longo dos 737s, pode transportar até 178 passageiros – em uma configuração de duas classes – e possui certificação para até 220 passageiros na configuração com uma classe.
Ouvindo os clientes
Os clientes envolvidos no desenvolvimento dos modelos 737 Next-Generation deixaram algo muito claro: queriam uma tecnologia avançada que proporcionasse simplicidade, confiabilidade e baixo custo – não queriam a tecnologia apenas pela tecnologia. Elas também queriam uma cabine de pilotagem como a dos primeiros 737s.
Além dos clientes, os mecânicos-chefe da Boeing e os mecânicos de campo também participaram do desenvolvimento das aeronaves.
Uma asa maior, mais alcance e mais velocidade
Os modelos 737-600/-700/-800/-900ER incorporam um novo desenho de asa, altamente tecnológico, que ajuda a aumentar a capacidade e a eficiência energética da aeronave, dois fatores que aumentam o alcance do avião. A corda de cada asa é cerca de 50 centímetros (20 polegadas) maior; a envergadura total também é aproximadamente 5,5 metros (18 pés) maior. A área total da asa é 25% maior, chegando a 125 m2 (1.341 ft2), ampliando em 30% a capacidade dos tanques de combustível, que passa a ser de 26.020 litros (6.875 galões).
A nova tecnologia Blended Winglets, disponível nos modelos 737-700, -800 e -900ER, melhora ainda mais o desempenho da aeronave. As pontas de asa de 2,4 metros (8 pés) de comprimento permitem um maior alcance, aumentam a eficiência energética e melhoram o desempenho da aeronave na decolagem; paralelamente, reduzem as emissões de carbono, os custos de manutenção do motor e o nível de ruído.
Os modelos 737 Next-Generation percorrem aproximadamente 5.500 quilômetros (3.000 milhas náuticas), ou seja, 900 milhas náuticas a mais do que os primeiros modelos 737. Isso aumenta as opções de rota para o 737 em todo o mundo. O 737-700ER possui nove tanques de combustível auxiliares e tem alcance máximo de 5.785 milhas náuticas.
O moderno desenho do aerofólio da asa permite que a aeronave atinja a velocidade de cruzeiro a Mach .78.
As aeronaves 737 Next-Generation podem voar em cruzeiro a uma altitude máxima 12.500 metros (41.000 pés), contra os 11.300 metros (37.000 pés) dos modelos 737-300/-400/-500 e 11.900 metros (39.000 pés) dos modelos da concorrência.
Tecnologia de motor avançada
Em abril de 2009, a Boeing e a CFM introduziram o CFM56-7-7BE, um novo programa de melhoria de motor que coincidiria com os aprimoramentos na fuselagem do 737. Essa combinação reduz o consumo de combustível em 2%.
As mudanças no hardware do motor da CFM melhoram o fluxo do ar – o motor opera a temperaturas menores, o que resulta em uma redução de 1% no consumo de combustível. As melhorias estruturais realizadas pela Boeing na aeronave reduzirão o arrasto, baixando o consumo de combustível em cerca de 1%. Combinadas, essas melhorias promovem também uma redução de 2% nas emissões de carbono.
Dependendo da taxa de empuxo do motor, o novo motor proporciona uma redução de 4% nos custos de manutenção.
O motor CFM 56-7BE foi introduzido na linha de produção da Boeing em meados de 2011. A Boeing introduzirá as melhorias na fuselagem na linha de produção à medida que elas forem sendo disponibilizadas; a previsão é que todas estejam implantadas até o final de 2012.
Em 2007, a CFM lançou um pacote de inclusão tecnológica para o motor CFM56-7B. O motor Tech Insertion reduz o consumo de combustível em 1% ao longo da vida do motor e baixa os custos de manutenção em 12% ao tornar a manutenção da asa mais espaçada e aumentar a durabilidade. O motor Tech Insertion também reduz as emissões de óxido nitroso em 25%.
A CFM é uma joint venture entre a americana General Electric Co., e a francesa Snecma. Todos os seus motores atendem os rígidos padrões internacionais de emissão e de ruído.
Os motores CFM56-7 originais – certificados pela FAA no final de 1996 com 26.400 libras de empuxo – também oferecem menor queima de combustível e custos de manutenção menores. O CFM56-7B tem uma capacidade de empuxo maior do que os motores CFM56-3C presentes nos modelos 737-300/-400/-500. Para um melhor aproveitamento do empuxo do motor, os novos modelos do 737 trazem uma barbatana vertical e um estabilizador horizontal maiores.
Estreia do Boeing Sky Interior no 737
Baseado em anos de pesquisa inspirada pela experiência de viajar, o Boeing Sky Interior do 737 traz laterais esculpidas e arcos de janela que atraem a atenção dos passageiros para as janelas da aeronave, aproximando-os ainda mais da experiência de voar.
Esse design interno oferece compartimentos de bagagem mais espaçosos e que giram para cima, contribuindo para tornar a cabine mais espaçosa. Com isso, os passageiros têm mais espaço para guardar seus pertences de mão próximos ao assento, o que resulta em maior conveniência e espaço para as pernas.
A Boeing redesenhou os interruptores da luz de leitura; assim, os passageiros conseguem localizá-los mais facilmente e evitam pressionar, acidentalmente, o botão para chamar os comissários de bordo.
Alto-falantes integrados em cada fila da unidade de serviço dos passageiros melhoram o som e a clareza dos anúncios da tripulação. Já a nova grade de ar é inviolável, o que aumenta a segurança operacional.
As aeronaves 737 com o novo Boeing Sky Interior começaram a ser entregues em outubro de 2010.
Aprimoramento contínuo
O programa 737 Next-Generation avalia e incorpora continuamente tecnologias de valor agregado e inovações de design, visando a melhoria do desempenho e das capacidades da aeronave. Nos modelos mais recentes, o desempenho da aeronave em pistas curtas foi melhorado para aumentar a capacidade de carga útil e permitir decolagem e aterrisagem em pistas menores. Além disso, esse novos modelos contam com freios de carbono para diminuir o peso da aeronave e melhorar seus custos operacionais.
Outras mudanças seriam o visor com tecnologia de ponta e o software de gerenciamento de voo que permite que a aeronave opere nas rotas de navegação mais restritas por meio de um sistema RNP – sigla em inglês para performance de navegação requerida – líder na indústria. O 737 Next-Generation é a primeira aeronave comercial certificado para aterrisagem por GPS, que utiliza satélites para tornar os pousos mais eficientes, precisos e ecológicos.
A cabine de pilotagem do 737 Next-Generation é equipada com diferentes tecnologias, entre as quais, a do Vertical Situation Display, que mostra a rota atual e prevista da aeronave e indica possíveis conflitos com terreno, e a do Head-Up Display, que mostra informações de voo e segurança na altura dos olhos dos pilotos, tornando-as mais facilmente visíveis . Esses recursos opcionais são alguns exemplos de como o 737 Next-Generation foi projetado para reduzir os atrasos nos voos, aumentar a segurança e a eficiência da tripulação.
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