quinta-feira, 28 de julho de 2016

SPOTTERS BOA NOITE!
SEGUE A IMAGEM DO ESQUELETO DO LINDO TRIPLO SEVEN, O FAMOSO 777-200/300ER-LR.






CÉUS CAVOK A TODOS VOCÊS!
SPOTTERS BOA NOITE!
SEGUE DUAS FOTOS QUE ESTAVAM GUARDADAS PARA SEREM POSTADAS DO NOSSO GRU AIRPORT!
ESPERO QUE GOSTEM!









CÉUS CAVOK A TODOS VOCÊS!

BOA NOITE GALERA!
PRA QUEM NÃO CONHECE ESSE FANTÁSTICO APLICATIVO,SERIA INTERESSANTE LER ESSA REPORTAGEM!
BOA LEITURA A TODOS OS SPOTTERS!


Acompanhar em tempo real a movimentação dos aviões era, até pouco tempo atrás, exclusividade dos órgãos de controle de tráfego aéreo. A tela do radar, entretanto, saltou para os monitores, tablets e telefones celulares de pessoas comuns. Hoje, o que acontece lá em cima não passa despercebido aqui em baixo.
É a consequência da utilização de uma tecnologia chamada ADS-B (Sistema de Vigilância Dependente Automático por Radiodifusão), a bordo principalmente de aeronaves comerciais. O sistema fornece dados de posicionamento, altitude e outras informações. Elas são captadas por receptores em terra e plotadas em um mapa virtual na internet.
Essa tecnologia deve substituir em breve os atuais radares, devido à confiabilidade dos dados. Nos Estados Unidos, por exemplo, todos os aviões deverão ter instalado o ADS-B até 2020, quando o controle de tráfego aéreo será feito com base no sistema.
A estimativa é que hoje cerca de 70% das aeronaves comerciais em uso no mundo estejam equipadas com ADS-B, dependendo da região.


Algumas ferramentas na internet se notabilizaram por fornecer essas informações em tempo real, especialmente 
Flightradar24
 e
FlightAware
. Com uma comunidade ativa, recebendo e compartilhando os dados no mundo todo, elas deixam os usuários bem informados. E de forma gratuita.
O fundador e CEO do Flightradar24, Fredrik Lindahl, dá uma ideia do alcance da tecnologia. “Temos mais de um milhão de usuários por dia. É bastante gente que encontra no Flightradar uma ferramenta útil”, contou ao blog Aviões em Foco.
São várias as informações que podem ser acompanhadas. Ao escolher, por exemplo, um voo específico, há dados de rota, posição, altitude, velocidade, velocidade vertical, proa, modelo e prefixo do avião.
O FlightAware quer dar um passo além e fornecer essas informações para companhias aéreas e operadoras de táxi aéreo. “Queremos dar aos operadores, dos menores até as grandes empresas aéreas, a possibilidade de usar os dados da nossa rede para acompanharem da melhor maneira possível as aeronaves deles”, revelou o diretor de desenvolvimento de negócios da FlightAware, Max Tribolet.
O desafio das duas empresas é expandir a cobertura. Como precisa da colaboração de usuários ao redor do mundo, ambas têm financiado os interessados com equipamento. “Nós enviamos gratuitamente o equipamento ADS-B para pessoas onde precisamos de uma cobertura melhor. No Brasil estamos procurando por interessados especialmente na Amazônia e em Fernando de Noronha”, diz Lindahl.
Acidentes
Ao fornecer as informações de posicionamento em tempo real, é natural que essas ferramentas tornem-se ‘testemunhas’ de acidentes aéreos, bem como fontes de informação para especialistas e imprensa.


O exemplo mais recente foi a queda do
Airbus A320 da Germanwings nos Alpes Franceses
, que teria sido derrubado deliberadamente pelo copiloto. Logo após o acidente, já estavam disponíveis os últimos minutos do avião, com dados de posicionamento e velocidade.
Houve, inclusive, o acompanhamento em tempo real do que viria a ser um acidente. Um avião Socata TBM700, que decolou de Rochester, em Nova York, com três pessoas a bordo, parou de responder aos contatos dos órgãos de controle aéreo. ‘Rastreado’ pelo Flightradar24, caiu horas depois no mar do Caribe, próximo a Cuba. Aparentemente os tripulantes já estavam mortos, mas os últimos momentos puderam ser acompanhados em tempo real.



CÉUS CAVOK A TODOS VOCÊS!