quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

TURKISH AIRLINES /TURQUIA


A Turkish Airlines foi fundada em maio de 1933 e atende hoje 242 destinos em todo o mundo. É membro da Star Alliance e iniciou voos no Brasil, no Aeroporto Internacional de São Paulo, Guarulhos, em 5 de Abril de 2009, com três voos semanais na rota Istambul – Dakar – São Paulo, com Airbus A340-300. Em 28 de março de 2010 eliminou a escala em Dakar e em 26 de dezembro daquele ano substituiu o A340 pelo Boeing 777-300ER na rota brasileira, aumentando de três para quatro voos semanais. No final de 2012 passou a ligar Buenos Aires. com voos da capital Paulista, sempre a bordo do Boeing 777-300ER.
Em 2009 e 2010, foi escolhida a melhor companhia aérea do Sul da Europa e em número de passageiros já é quarta maior da Europa. Em 2011, a Turkish Airlines foi escolhida a vencedora em três categorias do World Airlines Awards, premiação desenvolvida pela Skytrax, marca mundialmente reconhecida pela indústria da aviação.
Em junho de 2012 a Turkish Airlines e a Luxair assinaram um acordo de codeshare, com isso, as duas empresas podem designar voos na companhia aérea parceira. Em novembro daquele ano começou a voar de São Paulo para Buenos Aires quatro vezes por semana. Em 1 de julho de 2013 passou das atuais quatro para sete frequências semanais na rota Istanbul – São Paulo – Buenos Aires, com o Boeing 777-300ER.
Em abril de 2013 a Turkish Airlines assinou o acordo para a aquisição de 117 aeronaves Airbus sendo 25 aeronaves A321, 4 A320 NEO, 53 A321 NEO e ainda opção para mais 35 A321 NEO. A idade média da frota vai cair para 5 anos até o fim de 2020.
Considerada “A Melhor Companhia Aérea da Europa” pela quinta vez consecutiva pelo Ranking 2015 da Consultoria Skytrax, a Turkish Airlines anunciou a inauguração do primeiro voo para Miami (EUA). A rota, iniciada no último dia 25 de outubro, tem a frequência de um voo nonstop diário para a cidade americana, partindo de Istambul (Turquia). Com Miami, a companhia passa a voar para doze destinos nas Américas. Na América do Norte, somam-se Toronto, Chicago, Houston, Los Angeles, Nova Iorque, Boston, Montreal e São Francisco. Além de São Paulo e Buenos Aires, na América do Sul.  O total de passageiros transportados aumentou 11,8%, tendo atingido 61,2 milhões em 2015. Entre 2014 e 2015, a Turkish Airlines investiu e incrementou sua frota adquirindo aeronaves, passando de 261, em dezembro de 2014, para 299 ao final de 2015.
Em 2015 transportou 47.245 passageiros do Brasil para a Turquia, com 37,85% de aproveitamento, e 48.679 passageiros da Turquia para o Brasil, com 39,52% de aproveitamento, totalizando 92.924 passageiros na rota. Além disso foram transportados mais 30.992 do Brasil para a Argentina, com 25,31% de aproveitamento e 29.554 passageiros do Brasil para a Argentina, totalizando 60.546 passageiros na rota. AO todo foram 156.470 passageiros nas duas linhas, sendo que a Turquia representa 61,31% do volume de tráfego e a Argentina 38,69% para a companhia, no trecho Brasil.
A Air Europa e a Turkish Airlines anunciaram em conjunto o início da parceria de codeshare, em vigor desde o início de outubro de 2016.
Foi eleita por clientes ao redor de todo o mundo na posição 7ª do Skytrax World Airline Awards 2016, que é “o Oscar da indústria da aviação”. São os prêmios de qualidade mais cobiçados para a indústria aérea mundial, e um referencia global de excelência aérea. É uma “4 Star Arline Skytrax”.
Foram 62.8 milhões de pessoas voando pela Turkish, entre janeiro e dezembro de 2016, um aumento de 2.5% frente aos passageiros transportados no mesmo período, em 2015. Os aumentos de passageiros nas linhas domésticas e internacionais são 3.8% e 1.5%, respectivamente. Entre 2015 e 2016, a Turkish Airlines investiu e incrementou sua frota adquirindo aeronaves, passando de 299, em dezembro de 2015, para 334 ao final de 2016. A companhia também passou a oferecer 295 destinos, sendo 49 domésticos e 246 internacionais.
A Receita gerada por km (RPK – Revenue per km) aumentou 6.3% e atingiu 126.8 bilhões no período de janeiro a dezembro de 2016, se comparados aos 119.3 bilhões no mesmo período do ano passado. Os aumentos em RPK nas linhas domésticas e internacionais da Turkish Airlines foram 4.1% e 6.7%, respectivamente. Os passageiros transportados em conexões internacionais aumentaram 14.1%.
Confira abaixo mais números da companhia:
· L/F (Load Factor – fator de aproveitamento do voo) teve um decréscimo de 3.1 ponto percentual para 74,6%.
· ASK (Available Seats per km – disponibilidade de assentos por km) aumentou 10.7%, atingindo 170.1 bilhões no período de janeiro a dezembro de 2016, contra os 153.6 bilhões no mesmo período em 2015. O aumento do ASK nas linhas domésticas e internacionais é de 5.6% e 11,5%, respectivamente.
· Número de pousos (aeronave de passageiro) passou de 452,763 no período de janeiro-dezembro 2015, para 464,031 este ano, um aumento de 2.5% de janeiro a dezembro de 2016.
· O volume de cargas e correio transportados de janeiro a dezembro de 2016 teve um aumento de 21.7 %, tendo atingido 876,228 toneladas comparadas às 719,928 toneladas em 2015.
· O número de destinos subiu de 284, em dezembro de 2015, para 295 até o fim de dezembro de 2016. Número de destinos domésticos permaneceu igual, 49, e destinos internacionais aumentou de 235 para 246.
· Até o final de dezembro de 2016, o número de aeronaves subiu para 334 frente às 299 aeronaves que a Turkish Airlines tinha até dezembro de 2015. Número de aeronaves wide body passou de 73 para 87, e aeronaves narrow body de 216 para 234. Aviões de carga, em 2015 eram 10 e, agora, são 13.



EMBRAER ATINGE METAS COM ENTREGAS DE 108 JATOS COMERCIAIS E 117 EXECUTIVOS EM 2016



A Embraer entregou 32 jatos para o mercado de aviação comercial e 43 para o de aviação executiva, sendo 25 jatos leves e 18 jatos grandes, ao longo do quarto trimestre de 2016. Assim, a Empresa encerrou o ano com 108 aeronaves entregues para o mercado de aviação comercial e 117 para o mercado de aviação executiva, sendo 73 jatos leves e 44 jatos grandes, cumprindo as estimativas informadas ao mercado ao longo do ano (de 105 a 110 jatos comerciais, de 70 a 80 jatos executivos leves e de 35 a 45 jatos executivos grandes).
O total de 225 aeronaves para esses dois mercados representa o maior volume de entregas dos últimos seis anos. Em 31 de dezembro, a carteira de pedidos firmes a entregar (backlog) totalizava USD 19,6 bilhões.

O principal destaque do trimestre foi a venda de até dez aeronaves E190-E2 para a indonésia Kalstar Aviation, durante o Farnborough Airshow. O contrato inclui cinco pedidos firmes e cinco opções de compra. As entregas estão programadas para começar em 2020.Posteriormente, outros cinco direitos de compra foram adicionados a este contrato.
Durante o evento a Embraer também anunciou uma Carta de Intenções (Letter of Intent – LoI) com a israelense Arkia para até dez jatos E195-E2. O contrato tem um valor total estimado de USD 650 milhões.
Ainda no trimestre a Embraer anunciou a encomenda de até cinco aeronaves E190 para a Colorful Guizhou Airlines, da China. O contrato inclui dois pedidos firmes e três opções de compra. O contrato tem valor estimado de USD 249 milhões, a preço de lista, caso todos os direitos de compra sejam exercidos. Os dois aviões serão entregues em 2017.

Na Aviação Executiva, o destaque foi o anúncio do pedido firme da chinesa Colorful Yunnan junto à Embraer para dois jatos Phenom 300. As aeronaves serão usadas em diversas missões como resgate aeromédico e ajuda humanitária. Ambos os aviões estão programados para serem entregues no final do ano.


AIRLINK DA AFRICA DO SUL,COM EMBRAER E-JETS.


A Airlink, maior companhia aérea regional independente da África do Sul, adquiriu cinco E-Jets, sendo três E170 e dois E190 da ECC Leasing, subsidiária integral da Embraer. A Airlink começará a receber os aviões no primeiro semestre de 2017.
A Airlink já opera uma grande frota de jatos ERJ – em dezembro, a empresa aérea começou a adicionar 11 jatos ERJ 140 à sua frota. Até o final de 2017, a empresa estará operando 30 ERJs, incluindo os três modelos – ERJ 135, ERJ 140 e o ERJ 145.
Rodger Foster, CEO da Airlink, afirmou: “este é o início da implementação de uma bem planejada estratégia de crescimento e modernização da Airlink que inclui a substituição de nossa frota atual de Avros RJ85 nos próximos três anos. A estratégia exige um total de 13 E-Jets e estamos no processo de buscar no mercado o restante dessa frota, o que exigirá oito jatos E190 adicionais. As características de desempenho únicas da família de E-Jets permitirão que a Airlink atue no ambiente desafiador da região, incluindo operações em pistas curtas, altas temperaturas e altitudes elevadas (“hot and high”), ao mesmo tempo em que se adequa à capacidade e prevê crescimento.”
Foster continuou: “a capacidade de operações ETOPS (Extended-range Twin-engine Operations ou “alcance estendido para operações bimotor”) e o alcance do E190 apresentam à Airlink novas oportunidades de mercado para atingir destinos isolados que anteriormente estavam fora de alcance e, em alguns casos, que nunca tiveram o privilégio de serviços aéreos regulares confiáveis. A Embraer provou ser um excelente parceiro para a Airlink na nossa frota de ERJ e esperamos continuar com o excelente suporte ao cliente, na medida em que entramos em um novo capítulo de crescimento com os E-Jets.”
“Dar as boas-vindas a um novo operador da família de E-Jets é sempre um grande endosso das nossas aeronaves e da experiência proporcionada pela Embraer”, disse Simon Newitt, Vice-Presidente para África, América Latina e Portugal, Embraer Aviação Comercial. “Estamos muito orgulhosos de que a Airlink se torne a primeira operadora sul-africana do modelo.”

BOEING 747 SUPER TANKER CHEGA AO CHILE PARA COMBATER UM INCÊNDIO HISTÓRICO.


O Boeing 747-400 Global Super Tanker chegou ontem (25/01) ao Chile para ajudar a combater os incêndios que atingem diversas áreas do país.
A aeronave partiu ontem a noite de Colorado Springs, no estado americano do Colorado, e fez uma escala em Houston para ser abastecida com um agente supressor de fogo que será misturado com água em seus tanques internos com capacidade para 72 mil litros.
A tripulação do Super Tanker descansou pela manhã, e ficou prestes a decolar para sua primeira missão na América Latina. O canal chileno TeleTrece  trasmitiu ao vivo os preparativos.
Os incêndios no Chile já destruiram 60 casas, além de vinícolas, que são uma importante fonte de renda para o país. As regiões de O’Higgins e Maule são as mais antigidas. Nos meses anteriores a região de Valparaíso também sofreu com grandes incêndios deixando várias pessoas desabrigadas.
Ajuda inesperada
A ida do 747 SuperTanker ao Chile só foi possível após a ajuda de uma fundação privada, a Foundación Viento Sur, do casal Ben Walton e Lucy Ana, que tem conexões com o grupo Walmart. A família de Ben foi a fundadora da rede de supermercados.
A doação da Foundación Viento Sur garantiu o voo de translado para o Chile e três dias de operações. O governo chileno não confirmou ainda se vai utilizar os serviços do 747.

O Global SuperTanker é uma aeronave única, veja nossa matéria sobre as capacidades de combate ao incêndio deste 747