sexta-feira, 2 de junho de 2017

Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos



Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) é uma Organização Militar (OM) do Comando da Aeronáutica (COMAER) diretamente subordinada ao Comandante da Aeronáutica. O CENIPA é responsável pelas atividades de investigação e prevenção dos acidentes aeronáuticos que ocorram em território brasileiro. Sua sede fica em Brasília.
As atividades realizadas pelo CENIPA estão previstas pelo Decreto nº 5.196, de 26 de agosto de 2004, que tem por finalidade planejargerenciarcontrolar e executar as atividades relacionadas com a prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos no Brasil.

Laboratório de destroços


O CENIPA possui um Laboratório de Destroços, espaço que contém peças de aeronaves acidentadas e que é utilizado pela Divisão de Formação e Aperfeiçoamento (DFA) para treinamento nos cursos de segurança de voo e de formação de investigadores de acidentes aeronáuticos.


Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LabData)


É responsável pela leitura e interpretação de áudio e dados contidos na memória das caixas-pretas – como são chamados popularmente os gravadores de voo (CVR, FDR ou Comb). Essas informações são usadas na investigação de acidentes e incidentes aeronáuticos, aplicada na prevenção.


Formação e Aperfeiçoamento


O CENIPA oferta anualmente, cerca de 20 cursos, presenciais e a distância. Os cursos são gratuitos, destinados aos profissionais que trabalham na área aeronáutica e são voltados principalmente para a área de prevenção de acidentes aeronáuticos nas áreas de tráfego aéreo, aeroportos, fatores humanos, fatores materiais e manutenção de aeronaves. Há ainda um curso voltado exclusivamente para a formação de investigadores para o SIPAER.


Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes



Os Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes (SERIPA) são organizações regionais que realizam a investigação de acidentes e incidentes em respectivas áreas do país. Os SERIPAS são estruturados na seguinte forma:
SERIPA 1 - Abrange os Estados do Maranhão e Amapá;
SERIPA 2 - Abrange a região Nordeste do país (exceto Maranhão);
SERIPA 3 - Abrange os Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo;
SERIPA 4 - Abrange os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul;
SERIPA 5 - Abrange a região sul do país;
SERIPA 6 - Abrange os Estados do Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal;
SERIPA 7 - Abrange a região Norte do país (exceto Amapá).