sexta-feira, 5 de janeiro de 2018












Raio X: conheça todas as áreas de atuação em aviação


Quando se fala em aviação, a primeira imagem que vem à mente é a do piloto com seu quepe azul em um avião comercial na cabine de comando. E, embora essa seja a posição mais conhecida, a aviação é uma área diversa, com muitas possibilidades de atuação para o profissional. Para esclarecer todas as dúvidas sobre esse campo, vamos falar no post de hoje sobre as áreas de atuação na aviação. Está considerando uma carreira em aviação e quer descobrir quais são suas opções? Então continue lendo!

Instrução de voo

O instrutor de voo é responsável por ministrar aulas teóricas sobre aviação. Essa é uma excelente maneira para o profissional que deseja buscar novas oportunidades no mercado sedimentar o próprio conhecimento. Há três pré-requisitos para se tornar um instrutor de voo: ser piloto comercial, ser maior de idade e ter 2º grau completo. Com essa formação, você poderá dar aulas em escolas de aviação civil e construir um currículo sólido.

Aviação agrícola

Desde 1947, a prática de usar aeronaves para semear plantações vem sendo utilizada no Brasil. De lá para cá, entraram em vigor regulamentações do Ministério da Aeronáutica e do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, tornando a prática um serviço especializado.

Devido ao baixo número de pilotos da área, esse é um setor com grande potencial de absorção de novos profissionais. O piloto de aviação agrícola geralmente exerce as seguintes funções:

  • distribuição de sementes;
  • emprego de defensivos agrícolas e fertilizantes;
  • controle de vetores (malária, por exemplo);
  • combate a incêndios;
  • cultivo químico;
  • inspeção de linhas de alta tensão.

Aviação executiva

Destinada a atender demandas de voos particulares, a aviação executiva é realizada por empresas privadas que possuem uma frota de aeronaves, geralmente jatos e turboélices. Por ser um serviço especializado, os profissionais costumam ser bem remunerados, mas precisam apresentar segurança e experiência na área.

Um bom motivo para escolher esse segmento são as características do mercado do nosso país: o Brasil tem a segunda maior frota de aviões de todo o mundo nesse ramo (a maioria deles na capital paulista), perdendo apenas para os Estados Unidos.

Aviação comercial cargueira


Transporte de produtos de grandes empresas, de pessoas, de remédios e até de grandes máquinas são os principais objetivos de um avião que transporta carga.

Para se tornar piloto desse segmento, é preciso estar preparado. Além das carteiras Pc-Milte/Ifr, é essencial que o candidato à vaga tenha inglês avançado, comprovado pelo teste ICAO nível 4, e Jet Training, um curso para pilotos formados que aborda gerenciamento de cabine, decisões em casos de panes, rotina operacional e noções sobre aeronaves a jato.

Aviação comercial de linha aérea


O setor mais abundante da aviação é com certeza o comercial de linha área. Todos os países do mundo têm uma grande malha de aviões circulando por seu espaço aéreo diariamente, transportando passageiros e mercadorias.

Nesse setor, o profissional de pilotagem terá a oportunidade de trabalhar em voos domésticos e se quiser, quando tiver mais experiência, poderá integrar a equipe de pilotos que fazem voos internacionais. As exigências para se tornar um piloto comercial são as mesmas para a aviação comercial cargueira: carteiras Pc-Milte/Ifr, inglês avançado comprovado pelo teste ICAO nível 4 e Jet Training.

Aviação de demonstração

Nesse segmento, o piloto irá se especializar na realização de manobras no ar com as aeronaves, além de aprender a maneira correta de sair dessas manobras. Apesar de muitos profissionais renegarem essa área, os espetáculos costumam deixar o público emocionado.

Para fazer os cursos preparatórios para se tornar um piloto em acrobacia área, é preciso ter CPL (Certificado de Piloto Leve) ou CHT (Carteira de Habilitação Técnica) de piloto privado ou comercial, além do CCF (Certificado de Capacidade Física) válido.

Comissário de voo


Faz parte da aviação o trabalho como comissário de voo (ou comissário de bordo, como é mais comumente conhecido). Nessa função, o profissional é treinado para cumprir tarefas operacionais relacionadas à segurança e realizar atendimento aos passageiros. Além disso, são treinados para lidar com a tripulação da melhor forma possível em situações de emergência.

Para ingressar nessa área é preciso, antes de tudo, fazer um curso de aprendizagem e passar pelo teste exigido e aplicado pela ANAC. Após isso, o candidato poderá ser admitindo por uma companhia área. Além disso, de acordo com o site da ANAC, para se tornar um comissário de voo o candidato precisa ter ao menos 18 anos e o 2º grau completo, a altura também é um pré-requisito para se atuar como comissário de voo, sendo o mínimo de 1,58m para mulheres e 1,65m para homens.

Agente aeroportuário

Responsável por procedimentos essenciais em terra para o sucesso de um voo, como serviço de check-in, embarque e desembarque de passageiros, o agente de aeroporto é uma das funções em que as pessoas podem atuar dentro da área de aviação.

Somadas às funções já citadas, o profissional desse setor também é responsável por atendimentos pessoais relacionados, por exemplo, ao extravio de bagagem, às vendas de passagens e às reservas.

Por lidar diretamente com o público, pessoas com habilidades comunicativas e que gostem de lidar com o público têm maior chance de aproveitarem essa profissão.

Tirou suas dúvidas sobre aviação? Qual são suas áreas preferidas e por quê? Conte para a gente nos comentários e não deixe de assinar nossa newsletter para receber informações sobre atuação em aviação!