sábado, 13 de agosto de 2016

VEJA EM DETALHES COMO FOI O VOO INAUGURAL DO NOVÍSSIMO AIRBUS A350 DA TAM, O PRIMEIRO DAS AMÉRICAS!



“Embarque aberto. Vamos arrasar nesse voo de estreia, pessoal!” A frase dita por uma das comissárias ecoou pelo sistema de som e resume um pouco do que foi o voo inaugural do novíssimo Airbus A350-900 XWB, o primeiro das Américas. A aeronave ainda recebia os últimos preparativos enquanto uma dezena de jornalistas se esforçava em capturar os melhores ângulos de sua cabine.
A A350 prefixo PR-XTA é a primeira das 27 aeronaves do modelo encomendadas pela LATAM, uma das primeiras empresas do mundo a operá-lo, e iniciou voos diários entre Guarulhos e Manaus. A rota doméstica é temporária e tem como função permitir o treinamento e familiarização da tripulação e das equipes de solo da companhia. A partir de maio o equipamento vai operar as rotas internacionais entre São Paulo e Miami (entre 16/3 e 1/4), Madri (a partir de 4/4), Nova York e Orlando (a partir de 22/7).
A convite da TAM o Melhores Destinos fez o voo inaugural de São Paulo até Manaus. Conheça em detalhes todas as novidades das classes econômica e executiva dessa moderna aeronave nesse review exclusivo de nossos enviados especiais Denis Carvalho e Leonardo Cassol!
Tecnologia
A primeira impressão ao ingressar no A350 XWB é muito positiva. Além de ser bonito por fora, com suas linhas arrojadas e a janela frontal característica, o interior da TAM ficou agradável, com cores suaves e discretas.
A companhia brasileira é a quarta do mundo a receber e operar o Airbus A350 XWB. Até 2021 devem ser entregues 27 aviões do modelo, com investimento de US$ 7 bilhões a preços de tabela. Em setembro, o Grupo LATAM trocou seis aviões A350-900 por seis A350-1000, pela sua maior capacidade de transportar passageiros.
A atual pintura no padrão TAM, contudo, será restrita aos três primeiros aviões, já que a partir da quarta aeronave, prevista para ser entregue em junho, todas terão a nova livery da Latam, companhia que substituirá TAM e LAN.
Visão geral do novo Airbus A350-900 XWB

O Airbus A350 pode transportar até 350 passageiros e é a aposta da fabricante europeia para concorrer em tecnologia com o inovador Boeing 787 Dreamliner. Comercialmente, a aeronave, configurada pela TAM para transportar 348 passageiros, tem o objetivo para tomar espaço do Boeing 777 e do Boeing 747. Todos os modelos do novo Airbus possuem um alcance mínimo de 8 000 milhas náuticas (15 000 km).
O avião mede quase 74 metros de largura e 17 de altura, tem um design com curvas suaves e traz muitas novidades perceptíveis pelos passageiros:

  • Melhor qualidade do ar: o novo sistema renova o ar dentro da cabine a cada 2-3 minutos sem o desconforto de correntes de ar e mantendo a temperatura estável em toda a cabine. A melhor pressurização reduz o desconforto, tornando a viagem menos cansativa.
  • Mais conforto na cabine: cada poltrona da classe econômica tem 2,5 cm adicionais (total 45,72cm) de largura em relação aos assentos de aviões da mesma categoria. As janelas são bem maiores. O nível de ruído é menor que em outras aeronaves.
  • Iluminação especial em LED: as lâmpadas em LED com 16,7 milhões de cores que oferecem uma iluminação muito mais confortável, diferente a cada etapa de voo.
  • Mais espaço para bagagens: os compartimentos acima dos assentos podem acumular malas maiores ou mais de um volume por passageiro.
  • Mais leve e eficiente: parte da fuselagem da estrutura e da asa, cauda e portas é produzida com polímeros à base de fibra de carbono, deixando o avião mais leve, econômico e resistente a fadiga. Os novos e modernos motores Rolls-Royce Trent XWB são determinantes para a maior eficiência do modelo.
  • Mais sustentação e menos trepidação: a ponta das asas tem formato dobrado (winglet) com a função de reduzir a trepidação e o arrasto, além de melhorar a sustentação.
  • Para se ter uma dimensão melhor da economia, o novo A350 chega a gastar 25% menos combustível que o Boeing 777 e terá um custo operacional até 8% menor que um Boeing 787, modelo também operado pela Latam. É por isso que os A350 vão substituir o atual modelo de alta capacidade utilizado pela empresa.
    Os banheiros contam com um controle digital de temperatura da água da pia e com um espelho iluminado. O display de aviso de atar os cintos, não fumar e não utilizar equipamentos eletrônicos também foi totalmente remodelado.
  • Mas não é só para os passageiros que o A350 apresenta novidades. O avião é o único que possui 12 tubos pitot no seu bico, usados para medir a velocidade e o ângulo de voo. Na cabine dos pilotos há 6 telas de comando e sidesticks (como nos videogames) ao invés de manetes, para facilitar a pilotagem.

  • Para o Comandante Bruno “Harley” Menezes, Diretor de Operações e Treinamento, escalado pela TAM para acompanhar os jornalistas, a adaptação de um piloto de A330 para um A350 é muito rápida. “Apesar das inovações, ainda há muita similaridade nos comandos de todas as aeronaves Airbus”, afirmou o experiente aviador.
    A tripulação conta com espaços especiais para descansar durante o voo, os chamados “sarcófagos”. No novo A350 eles ficam na parte dianteira (2 camas) e nos fundos da cabine (6 camas).
  • O voo inaugural
    O voo JJ 3408 de Guarulhos para Manaus iniciou sua jornada com uma hora de atraso. Prevista para as 9:30, a decolagem só ocorreu às 10:40. Segundo o comandante, o motivo foi a troca da aeronave e a demora no carregamento, já que o A350 tem maior capacidade de carga. “Mas com certeza o atraso vai valer a pena”, disse, antes de enumerar alguns dos detalhes do novo avião.


  • Classe Executiva
    A configuração dos assentos da Premium Business é 2 x 2 x 2, com seis assentos por fileira. A cabine ficou bem elegante. As poltronas-cama tem acabamento em tecido em tons de cinza escuro e vermelho. O descanso para os pés (ottoman) tem acabamento em couro vermelho.






  • Os assentos da classe executiva reclinam 180 graus (full flat). Ficaram mais largos, bonitos e confortáveis que os dos Boeing 777 e 767 e infinitamente melhores que os dos Airbus A330 operados pela TAM. Foi um grande avanço em todos os aspectos.
    Um ponto que pode incomodar os passageiros mais exigentes é que configuração 2 x 2 x 2 não assegura acesso ao corredor a quem estiver sentado nas janelas e oferece menos privacidade que o formato 1 x 2 x 1 adotado por concorrentes como a Qatar (primeira a operar o A350) e American Airlines (na nova configuração de seus B787 e B777). Ainda assim, dá pra esticar as pernas e desviar do vizinho numa boa, caso dê vontade de ir ao banheiro no meio da noite.
  • Os controles de reclinação ficam no console que divide os assentos e têm acabamento em aço escovado. O apoio para copos é de madeira. Os assentos contam ainda com uma luminária individual retrátil.
    A TAM adotou um novo sistema de entretenimento de última geração. A tela touch screen de 18 polegadas ficou bem maior e com mais definição, por conta do uso de fibra óptica. Além do mapa de voo, é possível também visualizar a imagem de uma câmera que filma o que passa abaixo da aeronave e em breve será instalada outra na cauda. Há um controle remoto bem simples que permite utilizar o sistema mesmo com o assento reclinado ou em posição cama.
    O sistema operacional é novo e foi inspirado no IOS (utilizado nos celulares da Apple), permitindo a interação com os dispositivos pessoais, como celulares, tablets e computadores, através no TAM Entretainment via WI-FI. A quantidade de conteúdo disponível, no entanto, não é diferente das demais aeronaves operadas pela empresa.


  • O ponto negativo é que a aeronave não oferece acesso a internet. Isso não é uma limitação do avião, mas sim uma decisão de configuração da companhia aérea. Uma pena um equipamento tão novo não oferecer internet a bordo para os passageiros!
    Classe Econômica
    A configuração dos assentos é 3 x 3 x 3, com nove poltronas por fileira. É a similar a utilizada pela Qatar em seu A350. As poltronas das fileiras próximas às janelas têm acabamento em tecido azul e a fileira central em tecido vermelho. Os tons são suaves. O encosto para a cabeça é ajustável e mais escuro que o restante da poltrona.


  • A poltrona reclina bastante, trazendo um pouco mais de conforto para quem quer relaxar ou dormir durante o voo. Dentro dos padrões de uma classe econômica, os assentos são confortáveis e oferecem boa distância entre as poltronas.
  • Há um pequeno apoio para os pés flexível, que não oferece tanta sustentação. Cada grupo de 3 assentos dispõe de 2 tomadas de energia. A mesa de refeições é dobrável e possui um porta copos independente. Vale destaque a nova disposição dos enormes bagageiros, que contam com sistema de abertura suave e mais espaço para bagagens.






  • A TAM adotou um novo sistema de entretenimento de última geração. A tela individual touch screen tem 9 polegadas e uma ótima definição. O sistema operacional é novo e foi inspirado no IOS (utilizado nos celulares da Apple), permitindo a interação com os dispositivos pessoais, como celulares, tablets e computadores, através no TAM Entretainment via WI-FI. A quantidade de conteúdo disponível, no entanto, não é diferente das demais aeronaves operadas pela empresa.
    Dois pontos negativos: as telas de entretenimento são fixas. Se o passageiro da frente reclina a poltrona você praticamente é obrigado a fazer o mesmo, ou o ângulo da tela torna difícil assistir qualquer coisa. Além disso, a aeronave não possibilita acesso à internet. Isso não é uma limitação do avião, mas sim uma decisão de configuração da companhia aérea.
  • O bagageiro mais estreito fez com que as luzes de leitura e de sinalização ficassem sobre o assento da janela, bem distante do passageiro do corredor. Mas o acionamento é feito por meio da tela touch. A luz de leitura ficou bem mais fraca, o que pode ser bom para quem se incomodava com a claridade nos voos noturnos, e ruim para quem espera maior luminosidade para leitura, por exemplo.
  • O voo foi bastante tranquilo e o avião de fato oferece uma boa redução no ruído. A primeira impressão, contudo, é que o Boeing 787 é um pouco mais silencioso.
    Todos os passageiros receberam uma tag de mala comemorativa do A350 – a mesma oferecida aos que participaram da visita do modelo ao Brasil no ano passado.
    Após o pouso, batismo com jatos de água para saudar a chegada do novo avião e aplausos de todos os passageiros.
  • A aeronave oferece uma experiência de voo muito agradável para todos os passageiros. Os avanços tecnológicos são muito importantes e bem vindos, e vão trazer mais conforto aos passageiros das rotas de longo curso da TAM. É bom saber que em breve poderemos contar com inúmeras aeronaves A350 nos voos partindo do Brasil.












CÉUS CAVOK A TODOS VOCÊS!


CRÉDITOS NAS FOTOS/MELHORES DESTINOS E AIRPLANE-PICTURES.

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