O Aeroporto Francisco Sá Carneiro também chamado Aeroporto do Porto (código IATA: OPO; código ICAO: LPPR) localiza-se no Grande Porto, na zona de confluência entre os concelhos da Maia, Matosinhos e Vila do Conde em Portugal, com entrada no lugar de Pedras Rubras, na Maia. É na actualidade o aeroporto português com maior área de influência (catchment area)
Em 2007 o Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi galardoado como o melhor da Europa na categoria de aeroportos até 5 milhões de passageiros.
História
Foi inaugurado em 1945 com a designação de Aeroporto de Pedras Rubras. Até então, a cidade do Porto era servida, em termos de transportes aéreos, pelo aeródromo de Espinho, construído em 1935 pela Aeronáutica Militar.
O aeroporto foi inaugurado a 3 de Dezembro de 1945 com um voo proveniente de Lisboa de um aparelho da Companhia de Transportes Aéreos. O primeiro voo internacional teve lugar em 1956 e quatro anos mais tarde foi dado início ao serviço de voos regulares com destino a Londres.
Em 1975, dado o crescimento da procura do aeroporto, a pista foi aumentada para 3480 metros. Já em meados da década de 1980 foi inaugurado um terminal de carga. Em 1990 deu-se a inauguração de uma nova aerogare com capacidade para 3 milhões passageiros por ano e a designação das instalações passou de Aeroporto de Pedras Rubras para Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Foi assim homenageado o primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, falecido a 4 de Dezembro de 1980 numa queda de avião em Lisboa quando viajava precisamente para Pedras Rubras.
Em 2000, com a rápida evolução e aumento de tráfego de passageiros, o aeroporto atinge uma situação muito próxima da saturação o que levou a ANA a decidir sobre um ambicioso projecto de desenvolvimento. É assim elaborado o plano ASC 2000 como quadro orientador de todas as intervenções futuras. O referido plano incluiu a construção de um novo viaduto de acesso, novos parques de estacionamento, uma nova aerogare com 9 mangas de acesso directo aos aviões, novas taxiways, novas posições de estacionamento de aeronaves e uma remodelação do terminal de carga. O aeroporto é constituído por uma pista com as cabeceiras 17/35 com 3.480 m de comprimento e 55m de largura asfaltada, sendo o limite das linhas de pista 45m.
O aeroporto foi pensado para poder ser facilmente expandido. Assim, respondendo ao aumentar do número de passageiros, o aeroporto verá a sua capacidade aumentada de 10 para 15 milhões de passageiros/ano e de 15 para 20 milhões de passageiros/ano no futuro. Proceder-se-á à expansão para locais contíguos ao actual aeroporto.
Actualmente é o melhor aeroporto de Portugal em termos de espaço na aerogare. Em termos de movimentos aéreos de carga e de passageiros, é o segundo maior de Portugal (à frente de Faro e atrás de Lisboa). Este moderno aeroporto tem testemunhado um grande aumento de passageiros e voos, estando também os seus destinos a aumentar cada vez mais, principalmente a nível europeu graças às várias companhias low cost, nomeadamente a Ryanair (que poderá vir a ultrapassar a TAP Air Portugal brevemente em número de passageiros). A Ryanair anunciou, a 4 de julho de 2009, a abertura da sua 33ª base, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, num investimento de mais de 140M$, fazendo história como a primeira companhia estrangeira a "fixar-se" nesta infra-estrutura com dois aviões permanentes.. A Ryanair ligou, pela primeira vez, de forma regular e directa, Porto a Faro, a 26 de Outubro de 2009. Dia 14 de Junho de 2010 a Ryanair anunciou a compra da terceira aeronave para a Base do Porto assim como a criação de sete novas rotas: Barcelona El Prat, Bologna, Bremen, Maastricht, Marrakesh, Munich West (Memmingen) e Valencia.
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