O Airbus A330neo é uma aeronave widebody bimotor turbofan que foi desenvolvida pela Airbus para substituir o Airbus A330. Haverá duas variantes do A330neo, o A330-800neo e o A330-900neo. As letras "neo" significam "New Engine Option" (Nova opção de motor, em português). O Rolls-Royce Trent 7000 será o único motor disponível para a aeronave. O A330neo também conta com outras melhorias, tais como winglets personalizados e a máscara negra que envolve o para-brisas ambos inspirados na nova aeronave da Airbus, o A350. A aeronave tem uma envergadura maior em relação ao seu antecessor. De acordo com a Airbus, essas melhorias irão reduzir o consumo de combustível em 14%, tornando a aeronave de médio alcance mais eficiente no mundo.
A TAP Air Portugal foi a primeira companhia aérea no mundo a receber o novo Airbus A330neo, na versão A330-900 neo.
Desenvolvimento
A equipa de desenvolvimento da Airbus precisava decidir o futuro do A330, seu avião de fuselagem larga de maior sucesso. O número de encomendas caía ano após ano, enquanto a imprensa, especialistas e companhias aéreas (sobretudo Delta e AirAsia X) pressionavam a fabricante por uma aeronave do porte do A330, modernizado. Enquanto a Boeingmodernizava o aclamado 777 - para as rotas de longo curso com maior demanda - e desenvolvia o 787 - para rotas de médio a longo alcance, porém com demanda menor - a Airbus focava suas apostas, no setor médio-longo alcance, no mercado de alta demanda apenas, desenvolvendo as aeronaves A380 e A350. Dessa forma, as empresas que buscavam um sucessor para seus já antigos 767 e A330, no mercado de média demanda, encontraram suas respostas sobretudo no Dreamliner da Boeing, enquanto a Airbus, que seguia sem respostas para o futuro do A330, viu seu número de encomendas despencar. Apesar de o A330 ser consideravelmente mais barato do que o 787, por ser um projeto consolidado há 23 anos (e portanto mais atrativo para empresas aéreas menores, com menos capital), o consumo de combustível é em torno de 11% maior que o do concorrente da Boeing.
Dessa forma, a Airbus anunciou no dia 14 de Julho de 2014, durante o Farnborough Air Show,a continuidade dos A330, com o desenvolvimento de um motor mais eficiente. Ao menos inicialmente, as aeronaves serão equipadas com apenas uma opção de motor, seguindo uma tendência de redução de custos (que também levará a Boeing a equipar seu 777X com uma opção de apenas). A Rolls-Royce foi escolhida para projetá-lo, e está desenvolvendo o Trent7000, A partir do Trent 700, utilizado nos atuais A330, e do Trent 1000, do Boeing 787-1000. O novo motor terá um diâmetro de 284,48cm, Razão de Diluição de 10:1 e empuxo entre 300 e 320 kN. Além disso, a fabricante afirma que o novo motor será 10% mais eficiente do que a versão 700 e produzirá a metade do ruído deste.
Ademais ao motor mais eficiente, o A330neo terá uma envergadura 3,7m maior do que o seu antecessor, e tanto os winglets quanto o para-brisa serão inspirados no A350 XWB.
Linha do Tempo do A330neo
- 14 de Julho de 2014: Airbus anuncia desenvolvimento do novo A330.
- 7 de Setembro de 2015: primeiro suporte de motor é produzido na fábrica do Aeroporto de Toulouse-Blagnac, e a caixa da asa começa a ser produzida na planta de Nantes, dando início à produção do primeiro protótipo.
- 7 de Novembro de 2015: Airbus anuncia que o A330neo terá um novo para-brisas, semelhante ao do A350 XWB.
- 19 de Outubro de 2017: O primeiro voo do Airbus A330neo é realizado com sucesso em Toulouse, na França. A aeronave descolou e pousou no mesmo aeroporto, sobrevoando a região durante 4 horas, aproximadamente. A variante usada foi a A330-900neo.
- 20 de Junho de 2018: Primeiro Airbus A330-900 neo é entregue à TAP Air Portugal.
Variantes
- A330-800neo: substituto directo do A330-200. Capacidade: 406 passageiros ou 252 em configuração típica de três classes.
- A330-900neo: substituto directo do A330-300. Capacidade: 440 passageiros ou 310 em configuração típica de três classes.
Ambas as variantes terão alcance maior do que as versões predecessoras.
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