quarta-feira, 16 de maio de 2018

Aeroporto de Frankfurt, (IATAFRAICAOEDDF) é conhecido na Alemanha como Flughafen Frankfurt am Main ou mais coloquial Rhein-Main Flughafen. É a placa giratóriaaérea mais importante da Alemanha, terceiro na Europa e o nono maior do mundo. É um dos centros mais importantes de transporte aéreo mundial. Com cerca de 2,2 milhões de toneladas de carga aérea em 2011, o aeroporto de Frankfurt trata o maior volume de carga de todos os aeroportos da Europa e é o sétimo maior mundial. É o principal centro de operações da Lufthansa, maior empresa aérea do país. No aeroporto trabalham cerca de 75 mil funcionários. O aeroporto está localizado a 12 km à sudoeste da cidade.Desde 2012, o Aeroporto de Frankfurt serve os destinos mais internacionais do mundo, em total 275 destinos em 111 países. O lado sul do terreno do aeroporto foi antigamente o lar da Base Aérea de Rhein-Main, que foi a base aérea mais importante dos Estados Unidos de 1947 até 2005. A base aérea foi fechado e a propriedade foi adquirida pela Fraport AG, operadora do aeroporto. O Aeroporto de Frankfurt é o centro principal da Deutsche Lufthansa AG, transportadora de bandeira da Alemanha, e da Condor. Devido a limitações de capacidade em Frankfurt, a Lufthansa criou um hub secundário no Aeroporto de Munique, onde muitas rotas principais de médio e de longo curso estão disponíveis.

Importância

Pela quantidade de passageiros, em 2011, havia 56.443.657 passageiros, o Aeroporto de Frankfurt Rhein-Main ocupa o terceiro lugar na Europa, ficando para trás do Aeroporto de Londres Heathrow com 69.433.565 passageiros em 2011 e do Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle com 60.970.551 passageiros em 2010.
Pela quantidade de mercadoria transportada ocupa o primeiro lugar na Europa e o sétimo lugar mundial com 2,083,495 toneladas de carga em 2014.
O Aeroporto de Frankfurt era o primeiro, onde foi implementado o Sistema automático de tratamento de bagagens. Tem quatro pistas. Duas delas, os principais pistas (07R/25L e 07C/25C descolagem e aterrissagem) tem pavimento de asfalto, as outras duas (18, só descolagem e 07L/25R, só aterrissagem) de betão armado. O aeroporto mais próximo é o Mannheim City-Airport.

Ampliação

O aeroporto foi ampliado várias vezes desde a sua abertura, em 1936, e tem hoje dois grandes terminaisTerminal 1 e Terminal 2, com uma capacidade de cerca de 58 milhões de passageiros anual. O Terminal 3 está em construção no lado sul do aeroporto foi inaugurado em 2016/2017 com uma capacidade de 25 milhões de passageiros anual. Nos últimos anos, grandes obras de construção foram necessárias para tornar o aeroporto compatível para o Airbus A380, incluindo uma grande instalação de manutenção A380, porque a Lufthansa tem estacionado sua frota de aeronaves A380 no Aeroporto de Frankfurt.Frankfurt foi um dos primeiros aeroportos do mundo em que o A380 tem iniciado de funcionamento regular. Desde 2010, tem havido dez terminais avental e cinco vagas disponíveis para o Super Jumbo. Através da expansão, este número vai aumentar, a fim de fornecer todos os recursos necessários para as companhias aéreas. Várias companhias aéreas operam o A380 de Frankfurt, entre eles, a Lufthansa servindo os destinos de TóquioPequimJoanesburgoNova YorkSan FranciscoMiami e Singapura.
Em 20 de outubro de 2011, a quarta pista (07L/25R) entrou em operação, o que permitirá para atender a demanda prevista de cerca de 700 mil movimentos de aeronaves em 2020. Para lidar com a quantidade de passageiros previsto de cerca de 90 milhões em 2020, a Fraport AG está construindo atualmente uma seção novo ao lado do Terminal 1, para um atendimento adicional de seis milhões de passageiros e um terceiro grande terminal para 25 milhões de passageiros. Está prevista para ser construída no início de 2013.
O Aeroporto situa-se na proximidade das auto-estradas A3 e A5. Cada 15 minutos parte-se o "AeroExpress" (S-Bahn N° 8 e 9) - comboio suburbano a partir do terminal 1 até a Estação Central de Franlfurt (Hbf), em 12 minutos, também a Mogúncia. Existem trens de longa distância. Uma segunda estação foi construída com quatro faixas com o destino Colonia do Comboio de alta velocidade Colônia - Francoforte, inaugurado em 1999.

Terminais de embarque

Terminal 1

O Terminal 1 é o terminal principal, que serve à companhias aéreas de longa distância e de curta distância. O check-in áreas estão no terreno e 2 º andar do edifício do terminal. Ampliação do Terminal 1 para o oeste de um novo portão para Lufthansa (até 2015).

Terminal 2

Terminal 3

  • Construção do Terminal 3 a partir de 2015 em razão da antiga Base Aérea de Rhein-Main significa um aumento da capacidade de passageiros para 88 milhões.
Entre os terminais pode ser utilizado o mono-carril dentro do prédio 'Skyline' ou num autocarro-shuttle gratuito, que parte-se cada dez minutos.

Carga aérea

Cargo City Sul

A Cargo City Sul com 98 hectares é o lar de um centro de carga para provedores de serviços de despacho e empresas de transitários. Várias empresas de transporte como a DHL Global ForwardingAir ChinaEmirates SkyCargoJapan AirlinesCathay PacificKorean Aire os serviços de carga da Fraport são baseados no Cargo City Sul.

Cargo City Norte

A Cargo City Norte é a sede da Lufthansa Cargo. Outras instalações incluem um centro de perecíveis frescos para os bens produzidos, produtos congelados e perigos e do Frankfurt Animal Lounge para o transporte de animais vivos.

Estacionamento

O aeroporto tem uma grande quantidade de estacionamento ao ar livre e pavimentos em cada terminal (cerca de 15 mil vagas). Tem seções de curta e longa estadia e áreas para veículos maiores e motos. A terminal 1 tem 5 áreas (P1 a P5), enquanto o Terminal 2 (P8 e P9). Para os setores mais longes, há um serviço gratuito de ônibus expresso para os Terminales 1 e 2.

Voos para o Brasil

O aeroporto possui voos diretos para o Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, com Boeing 777-300ER pela TAM Linhas Aéreas e com o Boeing 747-800 pela Lufthansa, cada um com um voo diário.
Para o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Tom Jobim/Galeão, os voos são operados com o Boeing 747-8 pela Lufthansadiariamente. O final de 2015 ficou marcado com o início de dois voos semanais regulares pela Condor com o Boeing 767-300ER.
Também há voos para Aeroporto Internacional de FortalezaAeroporto Internacional do Recife, operado pela Condor com aeronaves Boeing 767.

FONTE: WIKIPÉDIA
EDIÇÃO E PUBLICAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário