A aviação comercial leva os pilotos ao topo desta carreira tão valorizada. Veja o passo a passo para quem sonha em comandar uma aeronave!
A carreira de piloto de avião está associada a altos salários e a um ritmo de trabalho super dinâmico, sem rotina. É comum ouvir profissionais apaixonados por esta atividade falando sobre o prazer e a satisfação de voar.
Para chegar a pilotar um avião comercial há um longo caminho a percorrer. É preciso passar por testes teóricos, práticos e exames médicos, sempre acompanhados de perto pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), além de muitas horas de voo.
Não é necessário ter curso superior para virar piloto, apenas o Ensino Médio completo. Mas quem tiver faculdade e inglês fluente agrega diferenciais importantes ao currículo e pode se destacar em processos seletivos.
Saiba o que é preciso fazer para seguir a carreira de piloto e voar alto nesta profissão!
A carreira de piloto
A profissão de “aeronauta”, categoria composta pelos profissionais que compõem a tripulação de um avião comercial, é regulamentada desde 1984. Portanto, há uma lei que estabelece regime de trabalho, remuneração, direitos e deveres dos profissionais e das empresas que os contratam.
Trabalhar na aviação civil, comandando modernas aeronaves comerciais e viajando até outros países, é o sonho da maioria dos aspirantes a piloto. Mas para alcançar um posto em uma companhia de aviação é preciso estudar bastante e acumular experiência voando em aeronaves menores.
Quanto mais horas de voo você acumular, mais chances vai ter de crescer na carreira. Com 40 horas de prática é possível conseguir uma licença para pilotar um avião monomotor. Para comandar um Boeing 737 de empresa aérea comercial, por exemplo, você deve acumular 1.500 horas de voo, em média.
É importante lembrar que um piloto de avião pode optar também pela carreira militar, pilotando caças, aviões de transporte de tropas, bombardeiros ou aviões presidenciais. Neste caso é preciso prestar concurso para a Academia da Força Aérea.
O passo a passo para virar piloto
O primeiro passo para quem quer decolar nesta carreira é se tornar um piloto privado. Esta licença é requisito para buscar a formação de piloto comercial, que são os que têm registro profissional na carteira de trabalho e podem voar em grandes companhias aéreas. Veja o que é preciso fazer para chegar lá:
- Como obter a licença de piloto privado
É preciso fazer o curso de piloto privado em uma escola reconhecida pela ANAC. Este curso conta com uma parte teórica e outra prática. Confira como funciona:
1 – Ao fazer a matrícula, os alunos devem solicitar à escola uma carta de apresentação para realizar o exame médico de 2ª classe, também chamado de Certificado Médico Aeronáutico (CMA). Ele pode ser realizado tanto nos hospitais da Aeronáutica como em clínicas particulares autorizadas pela ANAC. O certificado é necessário para iniciar o curso.
2 – A parte teórica do curso é ministrada em sala de aula e tem duração média de três meses. As matérias estudadas incluem:
- Conhecimentos Técnicos
- Meteorologia
- Teoria de Voo
- Navegação Aérea
- Regulamentos de Tráfego Aéreo
3 – Depois de concluir o curso teórico, os alunos devem responder a uma prova escrita com 100 perguntas, aplicada pela ANAC. É preciso acertar pelo menos 70% das questões para ser aprovado.
4 – Os aprovados no exame da ANAC poderão iniciar o treinamento prático do curso de piloto privado. Esta parte da formação exige pelo menos 35 horas de voo. Ao final do treinamento os alunos realizam um voo de avaliação, que é acompanhado por um examinador credenciado pela ANAC. Se passarem na avaliação, tornam-se pilotos privados, podendo voar apenas em aeronaves particulares.
- Como obter a licença de piloto comercial
O processo é semelhante àquele realizado para obter a licença de piloto privado. É preciso matricular-se também numa escola reconhecida pela ANAC e estudar a teoria e a prática. Mas o nível de exigência no curso de piloto comercial aumenta bastante. Confira:
1 – Os alunos devem solicitar novamente à escola a carta de apresentação para realização de exame médico. Desta vez é o exame de 1ª classe, que tem mais critérios de análise. É preciso ter o resultado em mãos para dar início ao curso.
2 – A parte teórica desta formação conta com as mesmas disciplinas do curso de piloto privado, mas o conteúdo é mais aprofundado. A duração é de aproximadamente três meses.
3 – A prova da ANAC também é aplicada ao final do treinamento e é necessário acertar pelo menos 70% das questões para ser aprovado.
4 – A parte prática do curso de piloto comercial exige pelo menos 115 horas de voo. Ao final do treinamento, os alunos realizam um voo de avaliação, que também é submetido a um examinador credenciado pela ANAC. Se aprovados, tornam-se pilotos comerciais e ficam habilitados a exercer funções remuneradas em diversas áreas, como táxi aéreo, transporte de pequenas cargas e voos executivos. Assim podem acumular experiência suficiente para ingressar em uma linha aérea. As companhias comerciais exigem entre 1.000 a 1.500 horas de voo.
O que estudar para virar piloto
Embora o curso superior não seja uma exigência para o exercício da profissão de piloto, o diploma de uma faculdade agrega diferenciais importantes aos candidatos a uma vaga de trabalho, principalmente nas grandes companhias aéreas.
O curso de Ciências Aeronáuticas é de grau bacharelado, com duração de 4 anos, e é dá uma visão bastante ampla da área. Outra opção de curso superior é o de Tecnólogo em Pilotagem Profissional de Aeronaves, com duração média de 2 anos.
O conteúdo estudado nestas graduações prepara o candidato para atender aos requisitos estabelecidos pela ANAC para a função de piloto. Profissionais com diploma de nível superior também se destacam nos processos seletivos a uma vaga de trabalho e conseguem redução no número de horas exigidas pelas companhias para exercer o ofício.
Outro diferencial importante para quem quer atuar como piloto comercial é o domínio da língua inglesa. O inglês é a língua universal da aviação. Quem deseja crescer na carreira precisa ter conhecimento pleno do idioma, principalmente os termos técnicos da área.
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